Wilson Filho está focado na futura candidatura à Prefeitura de João Pessoa - Por Laerte Cerqueira

Deputado não se coloca como pré-candidato

Wilson Filho 1O deputado federal Wilson Filho, pré-candidato a prefeito de JP pelo PTB, já não fala que vai entrar na disputa, diz que já está na disputa. Não afirma blefando, nem com intuito de valorizar o passe, como alguns ainda pensam. Em frequentes reuniões, busca montar sua estratégia para fazer barulho. Wilson tem detectado não só os defeitos e problemas de seus adversários, mas resolveu encarar suas fragilidades. Assim, prepara-se não só para o ataque certeiro, mas para quando, inevitavelmente, precisar se defender.

Com o suposto “peso” da juventude para uma disputa desse nível, ele pretende mostrar que a questão não é a idade. Vai focar e valorizar a experiência e o conhecimento que conquistou ao longo dos últimos anos na Câmara. Além de apostar nas ideias que têm para os problemas da cidade. Acredita no potencial de crescimento, na pouca rejeição e na vontade do eleitor de apostar.

Wilson não tem trabalhado com base na intuição. Pesquisas, análises de cenários têm ajudado a tomar algumas decisões e dão o direcionamento. Há alguns dias, disse aqui que o pré-candidato Manoel Júnior (PMDB) era um obstinado. Lutava contra uma maré dura, dentro do próprio partido, para se estabelecer. Wilson tem menos problemas internos, por isso, usa todas as suas forças para focar em se tornar mais conhecido, montar seu programa de governo e encontrar o tom certo das críticas aos adversários.

O pré-candidato petebista tem encontrado mais facilidade quando o alvo é a gestão do prefeito de JP, Luciano Cartaxo. Com ajuda de outra opção do PTB na disputa, o vereador Raoni Mendes, Wilson já fala, sem titubear, de erros que Cartaxo teria cometido, segundo ele. Levanta números, critica decisões, lembra-se de omissões.

Mas, à coluna, disse que deseja mais do que isso. Quer apostar nas propostas, em soluções reais para todos os problemas que criticar. Quer evitar ser chamado do “o mais do mesmo”.

O mesmo que ele pretende “bater”. Está paí o grande desafio do deputado. “Bater em Cartaxo” talvez seja mais fácil do encontrar o tom certo para atingir seus adversários diretos: o colega Manoel Júnior (PMDB) e o socialista João Azevedo. Tudo ainda é muito cedo e previsões estão condenadas ao fracasso. Mas, se acertar, vai, no mínimo, tornar-se mais conhecido e fortalecer seu capital eleitoral em JP. Incomodar, embaralhar a disputa será uma vitória. Pelo menos é o que, neste momento, a traiçoeira bola de cristal das eleições pode nos mostrar. De qualquer forma, Wilson está muito focado.

Preocupação
A deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) destacou dados publicados na edição de sexta-feira daqui do JP, que apresentou números alarmantes de violência contra a mulher. O assunto deve ser levado à tribuna.

Contra
O foco do deputado federal Benjamim Maranhão (SD) são as críticas ao aumento de impostos. Tem feito declarações duras condenando a recriação da CPMF. Quer ações concretas para as reformas trabalhista e previdenciária.

Oficialização
O deputado Wilson Filho confirmou que o ex-deputado federal Major Fábio vai se filiar oficialmente ao PTB no próximo dia 15. Será na sede da legenda. Major Fábio vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de JP. Segundo WF, no mesmo dia, serão anunciados os nomes de novos filiados.

Plantão
Por determinação do defensor público geral, Vanildo Oliveira Brito, durante o carnaval, os defensores públicos vão atender às urgências de acordo com o plantão judiciário.
Visibilidade

No retorno dos trabalhos na Assembleia, um assunto vai ser retomado com mais força: a instalação da CPI do Empreender. A oposição quer dar visibilidade ao assunto.

1,3 mi
A campanha 10 Medidas contra a Corrupção superou a marca de 1,3 milhão de assinaturas de cidadãos que apoiam as propostas do MPF para reforçar o combate à corrupção.

1,5 mi
As sugestões de alteração legislativa serão entregues ao Congresso Nacional em forma de projeto de lei de iniciativa popular. O objetivo é atingir 1,5 milhão de assinaturas.

Apoio
Mais de 880 instituições de diversos segmentos da sociedade civil, como universidades, entidades religiosas, sindicatos, federações, associações, conselhos e entidades públicas já manifestaram apoio às 10 medidas.

Campanha
O procurador do MPT, Eduardo Varandas, coordenador da Coordinfância, a Casa Pequeno Davi e a Concern Universal lançam no próximo dia 17 campanha contra o Trabalho Infantil.

Erro
Segundo a OMS, a cada R$ 1 gasto com Saneamento Básico, são R$ 4 economizados com Saúde. O que significa isso? Gastamos demais com Saúde porque negligenciamos o Saneamento.

Tratado
Só para se ter uma ideia, na Paraíba, somente 25% da população têm acesso à coleta de esgoto, segundo o Instituto Trata Brasil. Apenas 35 % do esgoto é tratado. A sujeira está nas ruas, rios, açudes.

Fonte: Jornal da Paraíba