ataque aéreo

Trump diz que ataque contra Síria foi 'missão cumprida' com 'execução perfeita'

Os bombardeios ocidentais atingiram três locais vinculados ao programa do arsenal químico do regime de Bashar al-Assad

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou no Twitter o ataque aéreo ocidental contra o governo sírio como “perfeitamente executado”, e acrescentou “Missão Cumprida”.

“Um ataque perfeitamente executado na noite passada. Obrigado à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e pelo poder de seu excelente exército. Não poderia ter tido um resultado melhor. Missão Cumprida!” Trump disse no Twitter neste sábado (14).

Forças dos Estados Unidos, França e Reino Unido realizaram na noite desta sexta (13) ataques aéreos contra a Síria, em resposta a um ataque com gás venenoso que matou dezenas de pessoas na semana passada, na maior intervenção de potências ocidentais contra o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Os bombardeios ocidentais atingiram três locais vinculados ao programa do arsenal químico do regime de Bashar al-Assad, localizados perto de Damasco e na região central do país, de acordo com Washington, Paris e Londres.

Trump anunciou a ação militar contra o governo de Bashar al-Assad em um discurso na Casa Branca na sexta-feira à noite, depois de chamar o suposto ataque químico da semana passada como os “crimes de um monstro”.

Em 2003, o então presidente americano George W. Bush anunciou o fim das principais operações de combate no Iraque a bordo de um porta-aviões que retornava do Golfo, com uma faixa que dizia “Missão Cumprida” atrás dele, uma declaração que se mostrou prematura.

Conselho de Segurança

A pedido da Rússia, o Conselho de Segurança da ONU se reunirá às 12h (horário de Brasília) deste sábado, depois que forças norte-americanas, britânicas e francesas realizaram ataques aéreos na Síria envolvendo mais de 100 mísseis.

Moscou está em contato com os Estados Unidos e demais países que participaram dos ataques, informou neste sábado o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, segundo a agência de notícias RIA.
Ryabkov também disse em uma entrevista ao jornal Kommersant no sábado que Moscou estava interessada em cooperar com Washington sobre a Síria.

Combate ao terrorismo

O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse a seu colega iraniano, Hassan Rouhani, que um ataque liderado pelos EUA aumentará a determinação da Síria de “combater e acabar com o terrorismo em cada centímetro” do país, relatou a Presidência síria.

Rouhani disse a Assad que o Irã continuará a apoiar a Síria, “expressando sua confiança de que essa agressão não enfraquecerá a determinação do povo sírio em sua guerra contra o terrorismo”.

Neste sábado, a Presidência da Síria publicou, em sua conta oficial no Twitter, um vídeo de dez segundos que mostra o presidente do país entrando em seu gabinete, com a legenda ‘manhã de perseverança’.

Fonte: UOL
Créditos: UOL