Secretário da Segurança questiona registros de assaltos a postos de combustíveis em JP

CLAUDIO LIMA

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, durante entrevista ao programa CBN João Pessoa, nesta quinta-feira (22), afirmou que, diferentemente de afirmações dos representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo da Paraíba (Sindipetro), apenas dois assaltos foram registrados oficialmente junto ao Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciop) nos últimos dias.

O secretário reforçou a divulgação da regra de que todas as ocorrências tem que ser obrigatoriamente comunicadas a quem, por dever, tem que investigar, ou seja, a Polícia. Mas, os registros não tem sido feitos.

Após convidar o Sindipetro para fazer o registro oficial das denúncias junto a Polícia, o secretário lembrou que, há poucos meses, houve uma reunião entre as partes interessadas -representantes dos postos de combustíveis e da segurança pública- onde ficou acordado que haveria instalação de câmeras de segurança nos pontos em questão, principalmente do lado externo dos estabelecimentos e que as imagens seriam liberadas para as autoridades policiais. “Porém, com o passar do tempo sumiu todo mundo”, enfatizou o secretário.

Em relação a informação de que os postos deveriam fechar mais cedo, Cláudio Lima deixou claro que a Polícia não pode intervir no livre arbítrio do empresário e determinar horário de fechamento dos estabelecimentos, mas, o que se faz necessário é uma maior articulação entre eles. Enquanto isso, a Polícia, quando acionada, segue cumprindo o papel de investigar e trabalhar para dar respostas positivas para a sociedade.