Sebrae e UFPB assinam convênio e lançam seminário sobre economia do conhecimento 

Objetivo do evento é fazer com que ciência e tecnologia se aliem aos setores produtivos

shoppingsebraeportaria-ufpb

Para aproximar mais as pesquisas e as novas tecnologias desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba do mercado empresarial e preparar os docentes na formação empreendedora,  o Sebrae Paraíba e a UFPB assinaram convênio nesta terça-feira (29) e lançaram o “Seminário Oportunidades e Desafios na Economia do Conhecimento”, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro próximo.


    O evento contou com a presença da diretoria do Sebrae, professores, estudantes e representantes da UFPB, entre eles, o vice-reitor Eduardo Rabenhorst, e também de várias instituições de ensino superior, como Unipê, UEPB, FPB, Facene/Famene, Facisa, Maurício de Nassau, além de Fapesq e do Banco do Brasil.
    “Cada vez mais a ciência e a tecnologia devem andar de mãos dadas com o setor produtivo. Temos vários exemplos de quando a tecnologia chega no campo, por exemplo, dá saltos de qualidade em produtividade e com os princípios da sustentabilidade. É o caso do milho e do mercado de grãos de um modo geral”, afirmou Mário Borba, presidente do Senar/PB e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PB, que abriu o evento.
    O vice-reitor Eduardo Rabenhost afirmou que mesmo com muitos avanços, a sociedade ainda não usufrui de todo o potencial que a economia do conhecimento pode suprir. “Em termos produtivos, ainda dependemos muito economicamente de commodities e desperdiçamos muitos recursos naturais. Já estamos há quase 15 anos dentro do século XXI e temos o compromisso de antever o futuro”, explicou. Um projeto de incubadora de empresas foi apresentado e deverá, em breve, estimular a geração de negócios com apoio científico. 
    O convênio assinado vai permitir a formação dos docentes da UFPB em empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Já o seminário que acontece dias 22 e 23 de outubro, integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que na Paraíba, contará com cerca de 30 eventos.