Porque hoje é sábado

foto

Marcos Tavares

Porque hoje é sábado, dia não tão consagrado, exceto para os sabatistas, iniciemos com uma informação. Alguém – que não quer seu nome divulgado – me disse que existem locais na grande João Pessoa onde não vai Polícia, não vai Samu, nem entregador de gás. Quem vai, não volta. É num desses territórios dominados pelo crime que infelizmente nossa Segurança garante não existir. Mas existe. E porque é sábado volto a clamar contra a lentidão do recapeamento asfáltico da orla. Um dia bota a brita, uma semana depois passam o piche e na próxima semana o asfalto. Aí esperam um mês para implantar a sinalização horizontal e a zorra começa.

Igualmente por que estamos no sábado, me admira essa súbita conversão da presidente Dilma, de marxista empedernida em beata comprovada que manda divulgar ter sido atendida pelo papa Francisco em audiência isolada. O que não fazem os votos. E também o que não fazem. Chávez com toda sua votação não virou múmia como se costuma nessa América tão latina, a exemplo de Evita. Vai mesmo ser devorado pelos vermes e ao pó voltará. E por falar em pó, o cantor sertanejo Hudson foi apreendido com armas privativas, maconha e o pó. Não sabia que isso fazia parte do cardápio sertanejo lá pras bandas do sul.

Por aqui se come e descome-se políticas; eleições de 2014 são amanhã e toda pressa é necessária para angariar um lugar ao sol, sol que castiga e caustica esse sertão velho do Nordeste, esquecido por Deus e pelos políticos. São José ensaiou uma chuva, mas não combinou a quantidade com São Pedro e o verão voltou tórrido. Tórridos como os amores do BBB exibidos no final da noite para tirar o sono dos insones e fazer dormir os que amam. E Francisco manda amar os pobres mesmo em se sabendo que pobre é, às vezes, meio mal agradecido. No mais, é conseguir sua mulher de cara feia para livrar-se de roubos, sequestros, torcicolos e mau olhado.

Batata quente

O secretário Cláudio Lima, de Segurança, mandou retirar do site do Governo o conselho para fazer cara feia na hora do assalto e eximiu-se de qualquer culpa. Afirmou que a página somente é manuseada pela Secom e jogou a batata quente nas mãos de Estelizabel Bezerra, que responde pela imagem do Governo.
Seja quem for o autor da infeliz recomendação, ela já causou os estragos que poderia causar e levou nossa Paraíba ao ridículo, mais uma vez, perante o público nacional.

Fica a lição. Segurança não se faz com conselhos, que se fossem bons, já seriam vendidos em lojas especializadas.

Prêmio

Como sempre, quem paga mal é premiado neste Brasil. A Prefeitura da capital vai parcelar indefinidamente os débitos dos cidadãos para com a municipalidade.

Ou seja. Quem esforçou-se e pagou em dia fica com a nítida cara de otário por não ter esperado essa ação salvadora de Cartaxo que premia quem paga mal.

É o avesso do avesso do avesso…

Clima

Infelizmente, o inverno não veio, ou veio pela metade. O que promete um novo ano de desespero e de prejuízos econômicos.

As ações federais não se coadunam com o tamanho gigante do problema.

Amansou

Sandra Marrocos, que era um pote até aqui de mágoas, amansou rapidamente depois de ter seu nome ventilado para uma instituição governamental.

Não tem raiva que resista a um gordo contracheque.

Fora

O barulho do deputado Luiz Couto conseguiu retirar a caveira do fardamento do Bope e como símbolo da instituição.

O brasão lembrava o totenkopf usado pelas tropas SS de Hitler.

Sobras

Armando Abílio não da ponto sem nó. Perdeu o comando de sua legenda mas ganha uns meses como deputado federal.

Uma troca justa.

Espaços

O deputado Gervásio Maia vem perdendo preciosos espaços depois que peitou Maranhão.

Ele vem sendo destituído de uma série de funções na legenda e na AL.

Perdas

Ruíam para o turismo paraibano e pior ainda para o Sal e Brasa a negativa em responsabilizar-se por um veículo arrombado em seu estacionamento.

Quem oferece o serviço, legalmente se responsabiliza pelos danos.

Frases…

Sozinho – Os chatos nos fazem amar a solidão.

Perdidas – As grandes ideias nascem nos bares. E ficam por lá mesmo.

Midiática – Fazer média ou fazer mídia é a mesma coisa.