OMISSÃO?

Deputados defendem Maranhão de novas críticas de Anísio Maia

Guilherme Almeida e Trocolli Júnior defenderam o presidente do PMDB

deputadosNa sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba desta quarta-feira (24), foi continuado o debate já reportado pelo Portal WSCOM sobre a transferência para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) da execução de obras de convivência com a seca. Atualmente os governadores do Nordeste é que são os responsáveis. A mudança foi uma decisão do Presidente interino Michel Temer.

Anísio Maia voltou a criticar a transferência, dizendo que o Estado já possui uma estrutura incomparável com a do Dnocs. “A transferência dos recursos da seca que viriam para a Paraíba, que estava sendo administrado por uma estrutura já montada pelo Governo do Estado, uma estrutura azeitada, com anos de experiência e com pessoas certas para trabalhar naquelas ações vai para estrutura ociosa, o Dnocs, um órgão sucateado, sem corpo técnico, com grande parte dos seus funcionários em via de se aposentar”, reprovou.

Maia ainda acrescentou mais críticas ao Senador José Maranhão (PMDB) que, segundo ele, é padrinho político do novo coordenador regional do Dnocs na Paraíba. “O Dnocs não tem condições de elaborar projetos, Maranhão achou bom essa medida e indicou um superintendente que ficará a seu comando. Maranhão irá mandar e dizer quem vai receber os recursos”, disse.

Deputados Estaduais de partidos conservadores rebateram as críticas e defenderam a decisão do interino. A exemplo, Guilherme Almeida, deputado pelo Partido Social Cristão (PSC) que espera que o Dnocs volte a ser aquele antigo órgão salvador do Nordeste. “O Dnocs tem história de combate no período de seca, construindo açudagem, a exemplo das barragens de Boqueirão e Coremas. Só podemos louvar e acho que o deputado Anísio Maia não entendeu a iniciativa do Governo”, retrucou.

Durante sua fala, Guilherme defendeu também a pessoa de Maranhão. “José Maranhão merece todas as homenagens por tudo que fez pela Paraíba, sobretudo, pela época em que era conhecido como ‘Zé das Águas’, que fez a barragem de Acauã para socorrer Campina Grande. Anísio agride quem tanto fez em benefício pela Paraíba nessa área hídrica”, comentou.

Além dele, o deputado estadual Trocolli Júnior do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) também discordou de Anísio e ressaltou a importância do Departamento e de seus profissionais.

“O Dnocs foi sucateado pelo PT e a decisão do Governo Federal de transferir todos os recursos das Secretarias de Recursos Hídricos dos estados do Nordeste para o Dnocs foi acertada, o órgão há três décadas era quem cuidava de tudo isso não só na Paraíba como em todo a região. Mas aqui ainda teremos um grande profissional à frente do Dnocs que é o engenheiro Alberto Gomes, que fará muito pela Paraíba, deixando de lado qualquer querela política”, afirmou.

Fonte: WSCOM