Com força total contra os 5,84%

Aline Lins

Ainda está longe de acabar a crise entre o governo do Estado e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), gerada pela inclusão de seis emendas à medida provisória 204/2013, aprovada na última terça-feira (7), aumentando de 3% para 5,84% o reajuste do funcionalismo. O governador Ricardo Coutinho anunciou na última sexta-feira que vai vetar a emenda, por considerar que a mudança é inconstitucional. Adiantou, ainda, que pretende ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para impedir que a emenda entre em vigor, caso a ALPB decida derrubar os vetos do Executivo. Ele também questionou o quórum no plenário, assegurou que os deputados não têm poder para criar despesas e chamou aprovação da matéria de “grotesca”. Está feita a briga.

Se a moda pega
O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor (PTB-AL), rasgou esta semana o relatório de prestação de contas do Dnit depois de ler relatório sobre o cumprimento de prazos em relação a obras em rodovias federais. Collor disse que os dados eram falsos. Se a moda pega na Paraíba, haja papel no TCE-PB.
Sem acordo
Se Armando Abílio realmente entregou o comando do PTB a Wilson Santiago confiando que o deputado federal Wilson Filho tiraria licença para ele poder assumir na Câmara Federal, até agora nada de licença. Mas todos continuam negando qualquer acordo.


Velhas mágoas
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) não demonstra muita satisfação quando o assunto é o ex-senador Wilson Santiago (PTB) na base do governo estadual. Velhas mágoas da disputa pelo Senado. Mas disse que essa é uma decisão que compete exclusivamente ao governador Ricardo Coutinho.


De presidente a…

A presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS), Maria da Luz, negou estar sendo exonerada do cargo e negou rompimento com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Segundo ela, trata-se de um “remanejamento” e ela vai para outro órgão, onde, quem sabe, será superintendente… O ato de exoneração ainda não foi publicado. Ela garantiu que continua aliada do governo.
Reforma urbana

O prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena (Luceninha), convidou o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra para ministrar palestra sobre reforma urbana, na 2ª Conferência Municipal das Cidades, realizada na última sexta-feira. O evento elegeu 21 delegados para discutir as propostas regionais que serão apresentadas nas conferências estadual e nacional.
Capa de revista
Um representante da revista de gestão pública Estados & Municípios, Bento Neto Corrêa Lima, esteve em João Pessoa esta semana divulgando a publicação. A capa do mês de abril foi o prefeito Luciano Cartaxo: Planejando o futuro. Bento fez questão de dizer, no entanto, que a capa foi o petista como poderia ter sido o governador Ricardo Coutinho (PSB), se sua assessoria deixasse.