Diálogo

VEJA VÍDEO: Sandra Moura critica incapacidade da API estabelecer conexões com as novas gerações: 'A API está caduca'

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta terça-feira a pré-candidata a presidência da Associação Paraibana de Imprensa, Sandra Moura.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta terça-feira a pré-candidata a presidência da Associação Paraibana de Imprensa, Sandra Moura. Sandra falou sobre o processo político que envolve a associação e no qual ela disputa a presidência da API com um discurso de trazer de volta para a mesma uma importância histórica perdida com o passar dos anos.

Sandra iniciou a entrevista afirmando que a associação estaria caduca e que não estaria conseguindo estabelecer boas relações de diálogo com os membros mais jovens da imprensa paraibana que sofreriam com um grande desconhecimento acerca da existência da API e de sus funções. Sandra traçou um paralelo entre o presente da associação e o momento em que ela ingressou a mesma, afirmando que existe a grande necessidade de que seja estabelecida uma campanha massiva de filiações para assim poder levar as próximas gerações para a API.

Questionada se a diminuição do mercado de comunicação na Paraíba teria se refletido na diluição do papel participativo e combativo que a associação possuía no passado, Sandra afirmou que apesar de um enfraquecimento que refletiria uma diminuição do mercado profissional no Brasil como um todo, mas haveria também uma necessidade dos membros que compõem a API também necessitariam estar constantemente trazendo a tona os debates que movimentam as categorias profissionais.

Ela criticou a ausência de assembleias convocadas pela atual gestão para que assim os associados possam reunir-se e assim discutirem os temas que movem a sociedade de modo geral: ”A API não se constrói fora de um processo histórico e político”. Sandra defendeu que seja necessário a retomada de um maior protagonismo que a associação já apresentou no passado.

A candidata foi questionada acerca das críticas que sua candidatura viria recebendo por ela atualmente ser professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, seus críticos afirmariam que elaé um nome ligado a academia enquanto que a associação e seus predecessores sempre mantiveram posturas voltadas ao mercado. A estes questionamentos Sandra afirmou que mesmo atualmente sendo professora universitária ela possui um histórico pelas redações jornalísticas do estado que comprovariam sua capacidade de estar a frente da API e questionou qual o impedimento que seu papel na academia geraria para a sua gestão na associação.

Sandra foi em seguida questionada sobre qual seria sua parcela de culpa na atual postura da API que ela critica ao passo que é vice-presidente da atual gestão da associação, para esta pergunta a candidata respondeu afirmando ter sido apenas uma vice-decorativa e que ela e os outros membros da atual gestão não teriam poder de fomentar medidas na API de fato apesar de suas vontades. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1832251483496784/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba