Debate

VEJA VÍDEO: Especialistas debatem os principais temas da semana no Master News desta sexta-feira

O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta sexta-feira(27) os advogados João Ramalho e Daniel Macedo, a política e advogada Nadja Palitot e o comunicador Professor União.

O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta sexta-feira(27) os advogados João Ramalho e Daniel Macedo, a política e advogada Nadja Palitot e o comunicador Professor União. Durante o debate os quatro discutiram os temas que mais repercutiram na Paraíba e no Brasil durante esta semana que se encerra como o movimento que pede a mudança no nome da capital paraibana, João Pessoa, voltando ao nome Parahyba que era usado anteriormente.

O primeiro tema polêmico trazido para o debate foi o vídeo de um tenente coronel do corpo de bombeiros que ao ser flagrado por uma blitz dirigindo alcoolizado tentou livrar-se da autuação usando-se do seu cargo. O Professor União criticou a atitude do militar de dirigir embriagado e falou sobre a importância de que os motoristas possuam consciência de evitarem beber em situações que estejam conduzindo. Daniel ressaltou que os acidentes de trânsito são uma das duas maiores causas de morte no Brasil.

Em seguida foi debatido um novo discurso da ex-presidente Dilma Rousseff que fez uma fala pública recentemente e que apresentou problemas de comunicação durante seu pronunciamento, de maneira semelhante as que ocorriam durante seus pronunciamentos oficiais a frente da presidência. Para os debatedores foi um consenso comum de que a ex-presidente apesar de ser altamente preparada para proferir estes tipos de fala, mas que deve ter algum tipo de entrave mental que a atrapalhe durante as falas para grandes públicos.

O próximo tema trazido para o debate foi o encontro entre os líderes políticos da Coréia do Norte e da Coréia do Sul que pode representar o início de um processo de reaproximação dente os dois países que estão em crise desde a Guerra Fria quando viveram uma guerra civil. Para os membros da bancada o evento possui uma grande importância simbólica para a realidade global, pois o relacionamento entre os dois países que até períodos recentes era símbolo de confronto de forma inesperada poderá tornar-se um simbolo de união e pacificação.

Tema fortemente debatido durante toda a semana, o movimento que pede a mudança do nome da capital novamente para Parahyba assim como a alteração na atual bandeira do estado, que juntamente são homenagens ao governador do estado assassinado na década de 30, João Pessoa, esteve presente também durante o debate desta sexta-feira. Assim como o tema que é muito polêmico os membros da bancada também não encontraram uma coesão dividindo de lados opostos Nadja e João que enxergam a necessidade da mudança no nome da capital e são contrários a pessoalidade existente no nome atual, enquanto Daniel e Professor União enxergaram a necessidade da manutenção do nome devido a importância que este nome possui atualmente para a cidade e para a população pessoense. Assista ao debate completo abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1723707054351228/?t=3431

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba