no maior são joão do mundo

Usuários de transporte coletivo em CG vão passar por biometria facial no São João

O São João de Campina Grande, vai contar com um sistema de biometria facial em toda a frota do transporte coletivo da cidade

Durante o lançamento da programação do maior São João do Mundo, nesta quinta-feira (5), o prefeito Romero Rodrigues, anunciou que o São João 2018 de Campina Grande, vai contar com um sistema de biometria facial em toda a frota do transporte coletivo da cidade, que totaliza 220 ônibus.

Segundo Romero, essa medida pretende oferecer um reforço à segurança do evento.

De acordo com o prefeito ficou definido que todos os ônibus do transporte coletivo da cidade estejam com os aparatos para fazer a biometria facial dos usuários até junho, início da festa.

O Terminal de Integração também vai contar com a nova tecnologia em função do volume de pessoas.

Henrique Castro, gerente de transportes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), explicou que o sistema de biometria facial capta cerca de cinco fotos no momento em que o usuário do transporte público entra no ônibus para fazer o reconhecimento. A partir de um cadastro feito junto ao Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros por Ônibus de Campina Grande (Sitrans) com informações pessoais, o passageiro é identificado.

O gerente informou ainda que desde agosto do ano passado que esse sistema vem sendo implementado em Campina Grande e que atualmente ele está funcionando, de forma experimental, em 40 ônibus da linha vermelha.

Segundo ele, a biometria facial ajuda a evitar fraudes e colabora com a segurança nos transportes ao identificar as pessoas que entram no veículo, apesar de o sistema ser voltado apenas para deficientes físicos e estudantes que possuam o cartão de passagem, o Vale Bus Card.

“O objetivo desse sistema é a redução de fraude porque verifica se o passageiro é ou não é cadastrado e também a questão da segurança, porque a partir do momento que o usuário entra, se ele for praticar um assalto, por exemplo, a imagem que é captada vai ajudar na identificação”, pontuou o gerente de transportes, Henrique Castro.

Fonte: Clik PB
Créditos: Clik PB