Fest Aruanda

FEST-ARUANDA: Troféu Sétima Arte Assembleia Legislativa da PB

A depender da organização do Fest-Aruanda – maior festival de cinema e vídeo genuinamente paraibano – a Assembleia Legislativa da Paraíba deverá abrir um precedente histórico, esse ano, ao institucionalizar o Troféu Sétima Arte com objetivo de contemplar as melhores produções paraibanas em curta, média e longa-metragem.

Proposta deverá ser apresentada nos próximos dias pelo produtor Lúcio Vilar ao presidente Gervásio Maia

A depender da organização do Fest-Aruanda – maior festival de cinema e vídeo genuinamente paraibano – a Assembleia Legislativa da Paraíba deverá abrir um precedente histórico, esse ano, ao institucionalizar o Troféu Sétima Arte com objetivo de contemplar as melhores produções paraibanas em curta, média e longa-metragem. Quem chancela a proposição é o produtor executivo do festival paraibano, jornalista Lúcio Vilar, que aguarda apenas confirmação de agendamento (já solicitado), com o deputado Gervásio Maia, presidente da ALPB, para formalizar a demanda de caráter cultural.

“Como a gestão do deputado Gervásio Maia tem se pautado por uma série de inovações, percebemos que cairia como uma luva a criação desse prêmio, promovendo uma nova agenda no campo cultural, sem precedentes na Assembleia, e que terá sua culminância durante o FestAruanda em dezembro”, explicou Vilar. A ideia, ainda segundo ele, é ‘sintonizar’ o parlamento da Paraíba com outras experiências exitosas nessa área, cuja experiência mais destacada é a da Câmara Legislativa do Distrito Federal que premiação com esse teor desde 1996.

A exemplo de Brasília, a criação do Troféu Sétima Arte ALPB será um reconhecimento aos cineastas e, sobretudo, um incentivo aos jovens realizadores, inclusive do interior da Paraíba que a cada ano se destacam em festivais locais, regionais e nacionais. Na estimativa do produtor do Aruanda, tão logo o presidente da ALPB o receba para discutir detalhes da proposição, haverá tempo hábil para a tramitação do anteprojeto nas comissões e sua aprovação em plenário, de modo a se ter ainda esse ano a primeira edição da premiação.

“Acreditamos que o presidente será favorável ao acolhimento do pleito que contempla diversos setores da cadeia produtiva do audiovisual, dentro da perspectiva do reconhecimento e da premiação propriamente dita”, acrescentou Vilar que conta também com o apoio do presidente da Academia Paraibana de Cinema, Wills Leal.

O FestAruanda chega à sua 12ª edição neste ano e tem inscrições abertas para suas mostras competitivas até o dia 10 de Agosto. As inscrições podem ser feitas diretamente no site oficial do evento (www.festaruanda.com.br). O festival será realizado de 30 de novembro a 6 de dezembro na rede Cinépolis do Manaíra Shopping.