fim do sinal analógico

Sinal analógico de TV aberta é desligado nesta quarta em 13 cidades da Paraíba

Cerca de 95% da população de João Pessoa e outras 12 cidades está preparada para receber sinal digital, diz pesquisa.

O sinal analógico das TVs é desligado às 23h59 desta quarta-feira (30) em João Pessoa e outras 12 cidades da Região Metropolitana da capital paraibana. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, 95% da população de João Pessoa e cidades da região está preparada para receber o sinal digital. A partir de quinta-feira (31), só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital.

A decisão por manter o cronograma de desligamento do sinal, apesar dos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros, foi tomada em conjunto pelo Gired, grupo liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, juntamente com a Rede Paraíba de Comunicação, trabalhou durante quatro meses na mobilização social e distribuição de kits para beneficiários de programas sociais nas 13 cidades paraibanas que têm o sinal desligado nesta quarta.

“Para chegar nesse resultado, contamos com a ajuda, não só dos nossos 200 mobilizadores e instaladores, mas também de voluntários, varejistas parceiros, líderes comunitários e antenistas que abraçaram o trabalho”, afirma Aline Fernandes, gerente regional da Seja Digital em João Pessoa.

Ao todo​,​ foram mais de 530 mutirões de agendamentos para que as famílias de menor renda pudessem retirar os kits gratuitos, cerca de 40 blitz e 25 Caravanas da TV Digital. Segundo a Seja Digital, entidade responsável por garantir o acesso da população ao novo sinal, os aparelhos de LED, LCD ou plasma com o selo DTV já recebem o sinal digital. No caso de dispositivos sem o selo DTV, é necessário ler o manual do produto ou entrar em contato com o fabricante para saber.

A expectativa da entidade é que a região de João Pessoa siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também vão continuar à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site da Seja Digital e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.

Listas das cidades que vão ter sinal desligado nesta quarta:

João Pessoa
Bayeux
Cabedelo
Santa Rita
Conde
Alhandra
Cruz do Espírito Santo
Lucena
Marcação
Mari
Riachão do Poço
Sapé
Sobrado

Fonte: G1 PARAÍBA
Créditos: G1 PB