POTENCIALIDADES DE JP

Secretário adjunto de Turismo da PMJP, Graco Parente, fala sobre o Encontro de Cidades Criativas da Unesco; VEJA VÍDEOS

"São inúmeros projetos que foram compreendidos pela Unesco e que trouxe-nos esse reconhecimento”

O secretário adjunto de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Graco Parente, falou nessa quinta-feira (22), durante o programa Master News, sobre o Encontro de Cidades Criativas da Unesco que acontecerá nesta sexta-feira (23), na Estação das Artes, a partir das 9h, em João Pessoa.

De acordo com Parente, a cidade de João Pessoa vem sendo reconhecida pelo trabalho que havia sido feito com o projeto Sereias da Penha e pela potencialidade que culminou com outros projetos, como o Celeiro Espaço Criativo. “Temos ainda o laboratório de Design que traz sempre novas peças e tendências, além de ser um espaço para capacitar os artesãos. São inúmeros projetos que foram compreendidos pela Unesco e que trouxe-nos esse reconhecimento”.

Parente afirmou também que o objetivo é explorar ainda mais as várias possibilidades que a potencialidade de João Pessoa oferece. “Vamos convidar as pessoas para estarem presentes em nossa cidade, trazer representantes de outros lugares com seus artesanatos para participar do nosso Celeiro, das nossas Feiras, fazer uma grande troca de conhecimento e criatividade”.

Saiba mais

Reconhecida, no final de 2017, como referência pela criatividade, João Pessoa promove o I Encontro das Cidades Criativas Brasileiras da Unesco (ECriativa), que será realizado nesta sexta-feira (23), na Estação das Artes, no Altiplano, às 9h. O evento vai promover a troca de experiências entre os municípios do País que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas. Além de João Pessoa, única cidade brasileira escolhida pela riqueza do artesanato e da cultura popular, participam representantes de Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Paraty, Salvador e Santos.

Esta será a primeira vez que as cidades brasileiras se reúnem para compartilhar experiências nos diferentes segmentos da economia criativa, setor econômico que tem como base a criação, produção e a distribuição de bens e serviços por meio da criatividade e da cultura.  Além das cidades brasileiras que já integram a rede, o encontro também terá a participação de três possíveis candidatas em 2019, as capitais Belo Horizonte (Gastronomia), Fortaleza (Design) e Recife (Artesanato).

ECriativa – O Encontro é promovido pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Sebrae/PB, com a participação de representantes da Unesco no País, além do Ministério da Cultura. Durante a programação, cada cidade irá apresentar projetos e propostas pactuados com a Unesco. Em seguida, haverá uma mesa redonda com especialistas em economia criativa, como Regina Amorim (gestora de Turismo do Sebrae), Alberto Cabral (antropólogo da UFPB) e Cláudia Leitão (socióloga da UFCE). Os representantes das cidades também participam de uma reunião de trabalho no período da tarde, de onde sairão para visitar o ‘Celeiro Espaço Criativo’ e o programa ‘AnimaCentro’.

Cidades Criativas Brasileiras da Unesco: Belém (Gastronomia); Brasília (Design); Curitiba (Design); Florianópolis (Gastronomia); João Pessoa (Artesanato); Paraty (Gastronomia); Salvador (Música) e Santos (Cinema).

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba