Frente a Frente

SANEAMENTO, PONTE CABEDELO-LUCENA, ARCO METROPOLITANO: Deusdete Queiroga anuncia execução de projetos para ampliar infraestrutura da PB

Ele afirmou que o Governo do Estado está concluindo projetos do arco metropolitano, da ponte que vai ligar Cabedelo a Lucena, além de investimentos no abastecimento e em saneamento básico de municípios paraibanos.

Foto: Secretário Deusdete Queiroga / reprodução

O secretário de Infraestrutura da Paraíba, Deusdete Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (25), obras importantes para a região metropolitana de João Pessoa, que deverão sair do papel nos próximos anos. Ele afirmou que o Governo do Estado está concluindo projetos do arco metropolitano, da ponte que vai ligar Cabedelo a Lucena, além de investimentos no abastecimento e em saneamento básico de municípios paraibanos.

A secretária de planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Daniella Bandeira, também participou do programa e destacou obras que a Prefeitura Municipal deverá tirar do papel nos próximos meses, como o Parque Sanhauá e um ‘grande pacote de pavimentação’ para a capital.

Governo do Estado

O secretário Deusdete Queiroga comemorou a autorização de obras para o abastecimento na região metropolitana de João Pessoa.  “O governador assinou essa obra, que é uma segunda etapa da adutora translitorânea. (…) Agora vai ser feita essa adutora, e logo mais a Cagepa vai autorizar a construção de uma barragem em Alhandra, e isso tem importância muito grande, pois isso dá garantia hídrica até 2040 à região metropolitana de João Pessoa”, destacou.

Deusdete Queiroga anunciou novo empréstimo para estruturar esgotamento sanitário de João Pessoa. “O Governo vai assinar um novo financiamento junto ao Banco Mundial, no mês de julho ou agosto, de R$ 500 milhões de reais, que tem um foco importante na reestruturação de todo o esgotamento sanitário de João Pessoa”, anunciou.

Campina Grande

Deusdete classificou como “estranha” a explosão que levou ao desabastecimento em Campina Grande durante uma semana. ‘95% do território de Campina Grande já está com o abastecimento normalizado. Houve a explosão dos quadros elétricos da estação de água de Gravatá, que trata e bombeia água para Campina Grande e região. Quatro grandes transformadores foram queimados”, comemorou.

Arco Metropolitano

O secretário de infraestrutura revelou ainda que ainda esse mês o Governo do Estado conclui o projeto do ‘arco metropolitano’. “São 20 quilômetros de uma via que vai ligar a BR-101 à BR-230. Uma obra importantíssima”, ressaltou.

Ligação entre Cabedelo e Lucena

“O Estado da Paraíba já recebeu o modelo de um projeto de uma ponte que liga Jacaré, à Ilha da Restinga, e à Lucena, com a possibilidade de fazer essa interligação. Com a chegada do estaleiro, a via estadual de Lucena será interligada. O estaleiro é a iniciativa privada que está viabilizando”, disse o secretário.

Prefeitura de João Pessoa 

Parque Sanhauá

A secretária de planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Daniella Bandeira, detalhou como será a reestruturação da cidade baixa, nos arredores da estação rodoviária. “Vamos requalificar a área, a praça do relógio, a praça 15 de Novembro, além de um mirante para contemplação do Por do Sol, e vamos fazer um resgate histórico muito interessante”, explicou.

Outra novidade será a requalificação de um antigo espaço que seria utilizado como porto, mas que não saiu do papel. “Existe naquela área o porto de Epitácio Pessoa, que se pretendeu firmar como um porto, e nós faremos esse resgate histórico desse equipamento”, revelou.

Haverá também a recuperação do ecossistema da área. “Nós pretendemos também possibilitar que toda vegetação de Mangue possa ser amplamente recuperada, devolvendo para a margem do rio o que é dele”, informou.

Moradias

A secretária informou também que a PMJP está dialogando com moradores que vivem à margem do rio Sanhauá para que a retirada das famílias seja ‘amigável’. “Estamos há alguns anos discutindo essa intervenção, é uma comunidade que vive em uma área vulnerável. Essas famílias vivem numa condição não adequada, e estamos oferecendo a comunidade Saturnino de Brito, onde você vai encontrar habitação ideal para eles, com equipamentos de saúde e de educação”, defendeu.

Desafio

Daniella Bandeira destacou o objeto final do projeto, que é a integração do Centro Histórico da Capital. “Esse parque vem chancelar toda essa comunicação entre os espaços que foram recuperados, como a Lagoa, o Conventinho, o Centro Histórico, os casarões, um trabalho que vem sendo com o Iphan, para que a gente possa usufruir de todo esse espaço”, ressaltou.

Calçamento

Bandeira também informou que haverá um investimento na infraestrutura da Capital, inclusive o calçamento de várias ruas.  Ela também prometeu a ampliação da iluminação em led da capital. “É algo que está sendo germinado pela Secretaria de Infraestrutura, e nós investiremos cerca de R$ 80 milhões de reais. Então nós iremos diminuir certamente esse déficit dessas ruas”, destacou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba