Saúde

Renata Toscano fala sobre ps perigos de não se debater a depressão

Na noite desta sexta-feira(08), o jornalista Gutemberg Cardoso recebeu em seu programa a psicóloga, Renata Toscano.

Na noite desta sexta-feira(08), o jornalista Gutemberg Cardoso recebeu em seu programa a psicóloga, Renata Toscano. Ela falou sobre o setembro amarelo, campanha onde é reforçado o alerta sobre o perigo das doenças psicológicas e do suicídio para a população.

A psicóloga alertou para o grande risco que é o fato de grande parte da sociedade e inclusive a imprensa tratar o debate sobre as doenças mentais e principalmente sobre o suicídio como tabu. Segundo Renata esse silêncio acerca do tema é um problema, pois impede que se debata o tema e assim possam ser falados os sintomas e também as maneiras de combater as doenças que podem levar o individuo a cometer o suicídio.

A psicóloga também ressaltou a importância de algumas figuras públicas atualmente estarem vindo a público para falar de suas próprias experiências com doenças relativas a ansiedade e depressão. Ela citou que isso facilita a combater o estigma existente em torno destas doenças: “até a pouco tempo ir ao psicólogo era visto como coisa de ‘doido’, mas não é bem assim, a nossa saúde não é apenas a questão física, mas também a saúde mental”.

A psicóloga ainda alertou sobre alguns sintomas que podem ser percebidos na maioria dos pacientes que possuem depressão: choro frequente, desejo pela morte, falta de sentido de vida, tristeza sem motivo aparente.  Segundo Renata o Brasil possui números alarmantes no ranking das psicopatologias: o país é o primeiro no mundo, relativo a transtornos de ansiedade e o quinto maior no ranking da depressão.

Fonte: Polêmica Paraíba