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Pesquisa aponta que 97,95% dos turistas que visitaram a Paraíba tiveram suas expectativas correspondidas ou superadas

No 14º ano de realização da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep), o estudo apontou que 71,49% dos visitantes corresponderam suas expectativas e 26,46% tiveram suas expectativas acima do esperado, resultado 2,66p.p superior ao de 2018. Este foi apenas um dos números positivos apontados por quem visitou o estado entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 e aprovou a receptividade de seu povo, as belezas naturais e os pontos turísticos da região.

Outro dado que merece destaque é a possibilidade de retorno de 97,51% dos turistas, resultado superior em 0,95p.p. ao registrado no ano passado. Além disso, 97,66% dos visitantes estão dispostos a indicar a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) como roteiro turístico.

Por mais um ano, as praias da Paraíba foram o principal motivo da escolha pelo turismo de lazer no estado, apontado por 68,50% dos entrevistados. E eles disseram a razão da escolha: praias de beleza singulares com águas mornas e cristalinas, além das praias de forma ainda bastante nativa. Dentre as praias mais visitadas estão Tambaú (72,29%) e Cabo Branco (70,18%), por serem praias urbanas, de fácil acesso e onde há a maior concentração de locais de hospedagem. Em seguida vêm Coqueirinho (42,95%), Manaíra (39,38%), Bessa (38,41%), Tambaba (33,23%), Cabedelo (27,55%) e Seixas (21,72%). Além das praias, os turistas escolheram o estado pelos atrativos naturais (34,86%), indicação de amigos e/ou parentes (25,69%), propaganda na internet (20,49%), preço da viagem mais adequado (18,65%), pela proximidade (11,31%) e o verde da cidade (8,87%). Neste quesito o entrevistado poderia citar mais de um motivo, o que torna o somatório das respostas superior a cem por cento.

A pesquisa também mostra quais os pontos turísticos que mais atraíram os turistas: Parque Solon de Lucena (Lagoa) (48,02%), o Pôr do Sol de Jacaré (47,60%), o Mercado de Artesanato Paraibano (45,72%), o Farol do Cabo Branco (39,46%) e o Centro Histórico (36,53%). Nesse último, as maiores visitas ocorreram: no Centro Cultural São Francisco (68,57%), no Hotel Globo (61,14%), no Mosteiro de São Bento e na Vila Sanhauá, ambos com 38,29%. Merece destaque também a frequência dos visitantes em outros pontos turísticos: Piscinas Naturais do Seixas (30,69%), Hotel Tambaú (28,39%), Areia Vermelha (25,89%), Picãozinho (24,84%), Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes (20,25%) e Ponta do Seixas (20,04%).

Além dos locais visitados na região metropolitana, 9,36% dos turistas aproveitaram a viagem para conhecer outras cidades paraibanas. O destaque foi para Campina Grande (31,25%), seguida por Patos (10,94%), Areia e Guarabira, com 6,25% cada. Em Campina, os pontos turísticos mais visitados foram o Açude Velho (28,57%) e o Parque do Povo (14,29%); e nas outras cidades foram apontados o Parque Religioso Cruz da Menina, em Patos, o Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras e a Pedra da Boca, em Araruna, com 9,52% das visitas, cada. É importante frisar que nestes quesitos a soma dos resultados ultrapassa os 100%.

A maioria dos turistas (47,81%) estava realizando turismo de lazer, em seguida aparecem os que vieram visitar familiares/ amigos (29,97%). Os turistas que vieram passar o réveillon na RMJP aparecem 8,63%, seguidos pelos que vieram a negócios ou trabalho (7,02%) e Fest Verão (2,05%). A maior parte dos turistas (46,93%) veio à RMJP acompanhada pela família, este destaque para o planejamento de viagem familiar é observado desde 2008. Depois, aparecem 32,31% dos visitantes que vieram sozinhos, 18,86% em grupos e 1,90% estava em excursão. A pesquisa mostrou ainda que 67,54% dos respondentes já haviam estado na RMJP pelo menos uma vez. E 32,46% visitaram a Paraíba pela primeira vez, destes, 80,18% vieram para o turismo de lazer.

Neste ano, o Nordeste foi o principal emissor de turistas para a Região Metropolitana de João Pessoa, responsável por 42,25% dos visitantes, sendo a maior parcela vinda de outras cidades da Paraíba. Em seguida, aparecem os visitantes dos Estados de Pernambuco (15,92%), Rio Grande do Norte (13,84%) e Bahia (7,61%). Os visitantes do Sudeste aparecem em segundo lugar (36,26%), sendo a maior parte (58,87%) de São Paulo. Uma observação importante é que, desde o início da pesquisa, São Paulo envia o maior número de turista dessa região. Já os turistas estrangeiros representam 2,92% do total, resultado 1,57p.p. maior que 2018. Os estrangeiros são oriundos de países como Argentina, Portugal, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Suécia, Suíça, Angola, Bolívia, Colômbia, Guatemala e Paraguai.

Em relação aos meios de hospedagem, a maioria (51,02%) optou pela casa de parentes/ amigos. E uma parcela de 46,78% utilizou os meios de hospedagem convencionais, entre estes, 29,09% se hospedaram em hotéis, 9,21% em pousadas, 4,68% em flats/hotel residência e 3,80% em hostel. Cabe destacar que o número de pessoas que procuram a rede hoteleira apresenta crescimento consecutivo nos últimos três anos: 34,39% em 2017, 39,22% em 2018 e 46,78% em 2019.

O tempo médio de permanência do turista na região metropolitana é de nove dias. O gasto médio constitui outro dado importante, e a pesquisa destacou que, por dia, o turista gasta, em média, R$123,71, o que representa uma expansão de 17,30% na comparação com o ano passado.

 

Serviços turísticos

Os serviços turísticos compreendem um amplo conjunto de atividades nos mais diversos segmentos. O objetivo principal desse tipo de serviço é facilitar o acesso e uso dos equipamentos de infraestrutura turística. Para os visitantes, a receptividade dos paraibanos foi o destaque, considerada ótima ou boa por 97,06% dos entrevistados e, embora não seja exatamente um serviço, esse elemento está diretamente ligado ao nível de satisfação do turista. Dentre os serviços turísticos utilizados, a gastronomia paraibana foi o que obteve o maior nível de aprovação, 96,79% a classificaram como “ótima ou boa”. Em seguida, aparece diversão noturna (95,76%) e comércio (95,53%). É importante destacar que todos os serviços turísticos melhoraram seus índices de classificação “ótimo” ou “bom” em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Infraestrutura, comunicação, transporte, saúde e acessibilidade

Uma boa infraestrutura urbana e a oferta de serviços públicos eficientes são importantes itens para o desenvolvimento da atividade turística. Sobre esses pontos, os turistas avaliaram com indicação de “ótima ou boa” acima de 70,00%, com exceção de transporte público (62,42%). Os serviços prestados pelos motoristas de aplicativos de transporte privativo foi o que recebeu a maior avaliação de “ótimo ou bom” (96,92%), em seguida vem serviços médicos/hospitalares (95,00%), sinalização urbana em João Pessoa (93,26%), serviços prestados pelos taxistas de João Pessoa (92,31%). Os turistas também apontaram como “ótimo ou bom” os serviços públicos de Segurança e de Limpeza na cidade de João Pessoa, com 86,32% e 84,50%, respectivamente.

O estudo ainda procurou conhecer se a RMJP estava preparada para receber os turistas com dificuldade de locomoção ou com alguma deficiência de ordem física ou motora, idosos, entre outros. Do total de respondentes, 2,63% ou eram pessoas com deficiência ou tinham alguém no seu grupo que necessitava de cuidados especiais. Destes, 38,89% citaram problema de locomoção. Questionados sobre as dificuldades encontradas, 55,56% citaram como a maior dificuldade encontrada a falta de locomoção próxima ao Parque Solon de Lucena, provocada pela concentração de ambulantes, e 44,44% sentiram falta de rampa da rodoviária para o terminal de integração.

 

Pontos positivos e negativos apontados pelos turistas

As praias, por mais um ano, foram o ponto positivo mais comentado pelos visitantes, com 50,78% das citações. Em seguida aparece a gastronomia (17,19%), a receptividade do paraibano (16,56%), a tranquilidade da cidade de João Pessoa (11,56%) e o clima (11,25%).

Em contrapartida, os turistas destacaram os principais pontos negativos durante sua estadia. Entre estes, os principais foram o desconforto na sala de embarque no Aeroporto Castro Pinto (12,15%) e a desorganização do comércio de ambulantes próxima à Lagoa (10,80%).

 

Perfil do turista

Segundo os dados da Fecomércio, 50,29% dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão são do sexo masculino. Do total, a maior parte (45,61%) está casada ou em regime de união estável. Em relação à faixa etária, a maioria tem entre 26 e 35 anos (27,63%). Em relação à renda, os que ganham até dois salários mínimos representam a maioria, com 21,93% dos entrevistados. Em relação à escolaridade, a maioria dos entrevistados possui ensino superior completo, representando 40,06% do total. Já em relação à ocupação, 35,23% são de empresas privadas.

 

Metodologia

A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo foi realizada no período de 27 de dezembro a 15 de janeiro, sendo levantada uma amostra de 684 turistas, consultados de forma aleatória, em diversos pontos, a exemplo do aeroporto, terminal rodoviário e diversos pontos turísticos na RMJP, com destaque para João Pessoa.

Com esta pesquisa, a Fecomércio contribui com informações que servem de subsídios para que gestores, empresários e pessoas ligadas diretamente na atividade turística da Região Metropolitana de João Pessoa possam definir políticas que fortaleçam o mercado turístico do Estado.

Fonte: Sesc / Senac
Créditos: Sesc / Senac