habitação

NOVO SÃO JOSÉ: Coordenador de defesa civil revela que 'algumas casas estavam penduradas', mas mesmo assim foi difícil tirar as pessoas

Para realizar as obras, a Prefeitura concedeu auxílio-moradia para os moradores das áreas de risco para eles deixarem suas casas e possibilitar a construção do residencial no mesmo local.

Nesta quarta-feira (12), o programa Correio Debate recebeu a secretária de Habitação da Capital, Sachenka Bandeira e o coordenador da Defesa Civil Noé Estrela, eles falaram sobre a entrega dos 336 apartamentos no residencial ‘Novo São José’, obra feita pela prefeitura de João Pessoa e entregue nesta manhã pelo prefeito Luciano Cartaxo.

A secretária afirmou que a fase mais difícil na realização do projeto é a retirada das pessoas de suas antigas residências para que ocupem  os novos residenciais.

“A fase mais difícil é retirar as pessoas das casas, demolir e fazer com que elas acreditassem que o sonho seria realizado”, destacou.

Noé, relatou que a obra deu fim a uma área de risco, pois durante visitas algumas casas estavam ‘penduradas’ com risco de acidente.

A OBRA

As obras do Novo São José representam um investimento de R$ 26 milhões. As 336 famílias beneficiadas foram escolhidas através do critério da vulnerabilidade social e são justamente aquelas que tiveram suas casas identificadas pela Defesa Civil como as que se encontravam em áreas de risco. Muitas destas casas foram interditadas pela Defesa Civil e 121 casas começarão a ser demolidas a partir desta quarta-feira pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), após a entrega das chaves.

Para realizar as obras, a Prefeitura concedeu auxílio-moradia para os moradores das áreas de risco para eles deixarem suas casas e possibilitar a construção do residencial no mesmo local. Na área, a construtora realizou um trabalho de sustentação da barreira para dar prosseguimento à construção dos apartamentos. A PMJP também inovou ao contratar, através da construtora, 30% da mão de obra entre os próprios moradores que posteriormente serão beneficiados com a entrega dos apartamentos.

 Confira imagens da construção do residencial

Fonte: Polêmica PB
Créditos: