anos dedicados ao ensino de física

Livro em homenagem ao pioneiro da internet na Paraíba, Mário Assad, será lançado em outubro

A obra, dividida em 8 capítulos e com mais de 300 páginas, conta toda a maestria do universo que fundamenta a ciência da física pela ótica aprofundada que o professor Mário tinha e levava para seus alunos dentro da sala de aula

Em homenagem ao pesquisador Mário Assad, pioneiro no uso da Internet na PB, falecido em 2010, o departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança o livro in memoriam “Mecânica Geral”, no dia 26 de outubro, no auditório da instituição e contará com a palestra ‘Tempo e Geometria’ sobre a teoria secular “o segundo efeito do relógio”, trabalho recentemente premiado na Alemanha, que será ministrada pelo professor Carlos Romero Filho.

A obra, dividida em 8 capítulos e com mais de 300 páginas, conta toda a maestria do universo que fundamenta a ciência da física pela ótica aprofundada que o professor Mário tinha e levava para seus alunos dentro da sala de aula. O evento tem como objetivo coroar o trabalho de anos de dedicação ao ensino de física, em especial à disciplina de mecânica geral, ao qual Assad se destacou.

Mário José Delgado Assad nasceu em Juiz de Fora (MG), em 27 de outubro de 1951, mas também viveu em Brasília e no Rio de Janeiro até se mudar para João Pessoa, na década de 80. Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), foi Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1980) e Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991).

Ele trabalhava como professor da Universidade Federal da Paraíba. Realizou pesquisas na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente em temas relacionados a modelos cosmológicos especialmente homogêneos na Teoria da Relatividade Geral e na Teoria de Einstein Cartan. Desde 1992 dedicava-se à elaboração e implantação de projetos de redes óticas de comunicação de dados de alto desempenho para apoio ao ensino superior, pesquisa e inovação.

Fonte: Click PB
Créditos: Click PB