tecnologia a favor da integridade

HACKFESTIVAL: Lava Jato faz empresas se blindarem contra corrupção, palestra mostra caminho

O ‘Hackfest Contra a Corrupção’ entra na terceira edição nesse ano e vai acontecer no período de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O evento conta com o apoio de mais de 20 órgãos públicos e entidades envolvidos com o combate à corrupção.

O SEBRAE também participa do projeto e quer que as empresas estejam engajadas em projetos anticorrupção. Segundo Luana Passos Moreira de Almeida o país tem notado que integridade é um fator decisivo na competição entre empresas. “A Operação Lava Jato desencadeou essa necessidade, que a empresa precisa ter uma imagem desassociada de qualquer cunho negativo”, informa Luana.

Luana conta que as empresas de grande e pequeno porte que tenham um selo de integridade podem conseguir destaque competitivo.

Na edição passada um aplicativo para celular foi desenvolvido pelos os participantes. O aplicativo Enquadrados calcula a quantidade de funcionários nas Câmaras Municipais da Paraíba. No site, é possível ver o ranking das casas legislativas de acordo com as que possuem menos espaço para trabalhar, mais funcionários comissionados e mais funcionários por habitante. Além do ranking, é possível fazer a consulta destes dados por cada município paraibano. A relação é clara: quanto menos espaço para trabalhar, maior a possibilidade de que grande parte dos servidores sejam fantasmas.

Demais ferramentas

Além do Enquadrados, outras ferramentas foram desenvolvidas na primeira e na segunda edição do ‘Hackfest Contra a Corrupção’ e podem ser conferidas no site colaborativo Eu Fiscal. Nos dias 9 e 11 de junho deste ano, vai acontecer a terceira edição do encontro de programadores, desta vez no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A principal novidade para a terceira edição é o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). A instituição vai apresentar o seu know how para os programadores que vão participar do evento, com o objetivo de municiá­los com informações voltadas para a área de cidadania.

O evento também será maior, com abrangência nacional e com espaço para iniciativas como a feira contra a corrupção, mostra de cinema, palestras, oficinas, food trucks, teatro infantil e contação de histórias .

Fonte: Polêmica Paraíba