Paixão de Cristo

Espetáculos da Paixão de Cristo são encenados gratuitamente em João Pessoa

Peças vão passar por 12 bairros da capital a partir desta sexta-feira (23).

Dez espetáculos vão ser encenados em João Pessoa a partir desta sexta-feira (23) dentro do ‘Roteiro das Paixões 2018’, organizado pela Fundação Cultural da capital paraibana (Funjope). Ao todo, vão ser 22 apresentações, todas gratuitas, em 12 bairros da capital, até o dia 1º de abril. Quatro espetáculos também foram selecionados para encenação na Casa da Pólvora, Parque da Lagoa, Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena e Centro Cultural Gervásio Maia.

O Roteiro das Paixões começa pelos Bancários, nesta sexta (23) com a encenação de “O Cristo Lampião”, do Coletivo Porta Cênica, a partir das 19h, na Praça da Paz. Esse espetáculo também será apresentado no sábado (24), no mesmo local e horário. A peça tem direção de Kalyne Brito e a história se passa em uma cidade do interior, que é invadida por cangaceiros quando se prepara para a encenação da Paixão de Cristo. Durante a encenação vão sendo narradas as histórias de Lampião e a Ressurreição de Cristo.

No Geisel, o grupo Cenarium encena no Campo de futebol, às 19h30 deste sábado (24), “O Auto de Deus”, com direção de Sânzia Márcia. A ação desenvolve-se em flashbacks, no qual Jesus, três minutos antes de sua morte, narra sua vida e seus feitos durante o período em que esteve entre os homens. O “Auto de Deus” volta a ser encenado no domingo (25), no mesmo local e horário, e no dia 1º de abril, no Centro Cultural Gervásio Maia, às 19h.

No Varadouro, o Centro Cultural Casa da Pólvora recebe, às 19h deste sábado (24), “A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”, do Grupo Zabala, com direção de Isabel Duarte. O espetáculo, que tem mais de duas décadas de tradição, é encenado por crianças, jovens e adultos integrados na comunidade da Igreja de Santa Rita, no Róger. O espetáculo também será encenado no Alto Róger, na Paróquia Santa Terezinha, na sexta-feira (30), às 19h.

A “Paixão de Cristo Itinerante”, do Grupo Arte Povo, de Mandacaru, será encenada em quatro pontos do bairro, começando pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na terça-feira (27), às 19h. Na quarta-feira (28), estará na Praça da Cultura; na quinta (29), na Beira Molhada e na sexta-feira (30), no Jardim Esther, sempre às 19h. O espetáculo, que conta a morte e ressurreição de Cristo tem direção de Ailton Silva e conta com atores da comunidade.

Na quarta-feira (28), o Coletivo Cara Dupla faz duas apresentações da “Central da Paixão”. Pela manhã, às 9h, o grupo encena o espetáculo na Feira de Jaguaribe, e às 16h, no Mercado Central. O espetáculo tem direção de Romildo Rodrigues e a narrativa se dá a partir de cartas deixadas por Jesus lidas por Maria a um feirante.

Ainda quarta-feira (28), no Santuário da Penha, será encenada a “Paixão de Cristo da Penha: ao Olhar de Maria”, às 19h30. O espetáculo, como diz o título, conta a história a partir da visão da mãe de Jesus, que testemunha toda a história do filho. A direção é de Janaína Freire.

A “Paixão de Cristo do Grotão”, do Centro de Formação Frei Virgílio Panzzy, será encenada na sexta-feira (30) no campo de futebol do bairro Funcionários II, e no dia 1º de abril no Parque da Lagoa. O espetáculo conta com cerca de 100 pessoas, entre atores e técnicos, todos do próprio bairro, que participam voluntariamente do espetáculo, seja atuando ou ajudando na confecção das roupas e cenário. A direção é de Gilberto Lima.

A Paixão de Cristo do Valentina, “E Ressurgiu no Meio de Nós”, da Companhia Arte e Vida de Teatro e Dança da Comunidade Adorai, conta a história de Jesus a partir da Santa Ceia. O espetáculo será encenado no dia 30, às 19h, na Vila Olímpica.

O grupo Arca, da Ilha do Bispo, faz duas apresentações da “Paixão de Cristo: Desertos” na sexta-feira (30). A primeira às 4h30 da manhã, saindo da Igreja Senhor do Bonfim e percorrendo as ruas do bairro. A segunda, às 18h30, no Centro Cultural de Mangabeira. O espetáculo, que tem direção de Chagas Neto, conta a vida de Cristo a partir de várias dimensões do deserto. O espetáculo também será encenado no dia 1º de abril na Praça Índio Piragibe, no próprio bairro.

E a “Paixão em Retalhos”, do Coletivo Retalhos, com direção de Joilson Custódio, será encenada nos dias 30 e 31 (sexta e sábado), às 19h, na Praça da Paz (Bancários). Nela, a história de Cristo é contada por uma trupe circense, com músicas e danças da cultura regional.

Confira a programação completa do ‘Roteiro das Paixões’:

Dia 23 (sexta-feira)

20h – Bancários (Praça da Paz) – “Cristo Lampião”

Dia 24 (sábado)

19h – Casa da Pólvora – “A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”

19h30 – Geisel Campo de futebol (R. Professora Noêmia Ribeiro, s/n) – “Auto de Deus”

20h – Bancários (Praça da Paz) – “Cristo Lampião”

Dia 25 (domingo)

19h30 –Geisel.Campo de futebol (R. Professora Noêmia Ribeiro, s/n) – “Auto de Deus”

Dia 27 (terça-feira)

19h –Mandacaru. Paróquia Sagrado Coração de Jesus (R. Celerina Paiva)

“Paixão de Cristo Itinerante”

Dia 28 (quarta-feira)

9h – Jaguaribe. Feira Livre – “Central da Paixão”

16h – Centro. Mercado Central – “Central da Paixão”

19h – Mandacaru. Praça da Cultura (R. João Brito Lima Moura) – “Paixão de Cristo Itinerante”

19h30 – Praia da Penha. Santuário de Nossa Senhora da Penha – “Paixão de Cristo: Ao Olhar de Maria”

Dia 29 (quinta-feira)

19h – Mandacaru. Beira Molhada (Rua José Augusto Trindade) – “Paixão de Cristo Itinerante”

Dia 30 (sexta-feira)

4h30 – Ilha do Bispo. Igreja Nosso Senhor do Bonfim – “Paixão de Cristo: Desertos”

18h30 – Centro Cultural de Mangabeira

“Paixão de Cristo: Desertos”

19h – Mandacaru. . Jardim Esther (R. Maria Madalena Ramalho Bandeira)

“Paixão de Cristo Itinerante”

19h – Alto Roger (R. Carlos Pessoa, em frente à Paróquia Santa Terezinha)

“A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”

19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”

19h – Valentina. Vila Olímpica (R. Sgt. Pedro Nazaré Machado)

“Paixão de Cristo: E Ressurgiu no Meio de Nós”, da Comunidade Adorai

19h30 – Funcionários II. Campo de futebol (R. Antônio Targino da Fonseca) – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”

Dia 31 (sábado)

19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”

Dia 1º de julho (domingo)

18h – Parque da Lagoa – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”

19h – Gervásio Maia. Centro Cultural Gervásio Maia – “Auto de Deus”

19h30 – Ilha do Bispo. Praça Índio Piragibe – “Paixão de Cristo: Desertos”

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba