melhorias

Em visita ao Dnit, prefeito solicita celeridade nas obras de adequação da BR-230 no bairro do Poço

Ao prefeito, o Dnit garantiu que os serviços no Viaduto do Poço serão reiniciados nos próximos dias, após alguns entraves burocráticos

As obras de adequação da BR-230 continuam gerando algumas preocupações e dúvidas em Cabedelo. Por isso, o prefeito Vitor Hugo resolveu ir pessoalmente à Superintendência do Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (Dnit-PB) nesta sexta-feira (20) esclarecer pontos e apresentar demandas da população acerca da intervenção no trecho que concerne ao município.

O prefeito se inteirou do projeto e pediu agilidade na execução de algumas obras. Principalmente, nos trechos que têm causado interdições com transtornos e até acidentes à população, como é o caso das imediações dos bairros de Poço e Recanto do Poço, onde está sendo construído um viaduto.

Na ocasião, o gestor se reuniu com o superintendente Francisco Pereira de Lacerda Filho e com os técnicos Giovanna Feitosa de Lima, chefe do setor de Construção, e José de Antônio de Araújo Neto, chefe do setor de Projetos).

“Nos últimos dias, tivemos uma demanda muito grande de reclamações de moradores com relação aos transtornos ocasionados pela paralisação da obra ali no viaduto que está sendo construído na entrada do bairro do Poço. E aqui recebemos a notícia de que, em menos de 30 dias, os serviços voltarão à operacionalidade normal naquele setor. Mesmo compreendendo a grandeza do projeto, sei da dificuldade de se apresentar uma alternativa para o binário, em relação à terceira via, para que se evitassem maiores transtornos à cidade de Cabedelo. Porém, solicitei esse estudo, mesmo entendendo que as chances são remotas, haja vista que o projeto já foi aprovado por gestões anteriores e já está em andamento. Mas, enfim, enquanto eu estiver a frente da Prefeitura, vou lutar pelo melhor para a minha cidade”, afirmou Vitor.

Ao prefeito, o Dnit garantiu que os serviços no Viaduto do Poço serão reiniciados nos próximos dias, após alguns entraves burocráticos.

“Temos recurso orçamentário empenhado na cifra de mais de R$ 100 milhões para a execução dessa obra. Portanto, todos os esclarecimentos foram dados ao novo gestor, de forma que ele saiu inteirado sobre tudo. O ‘viaduto do Poço’ havia apresentado necessidade de revisão de projeto e esse procedimento já será finalizado na próxima semana. Dessa forma, a empreiteira responsável poderá finalizar os serviços de execução das obras”, explicou o superintendente Francisco Pereira.

Terceira via – Quanto à sugestão da terceira via, o superintendente do Dnit prestou os devidos esclarecimentos, mas considerou “remota” qualquer modificação o projeto em andamento.

“Na realidade, o Dnit, desde os estudos e projetos dessa obra, em meados de 2012, sempre se preocupou bastante com a menor interferência na sociedade local.. A proposta da terceira via, que já foi muito discutida no órgão, iria acarretar interferências ambientais muito pesadas. Esse foi um dos motivos pelos quais ela não seguiu adiante e não teve viabilidade técnica na época, além de ter aumentado muito o orçamento do projeto”, resumiu.

Fonte: Secom / Cabedelo
Créditos: Secom / Cabedelo