ESPECULAÇÃO PARA 2018

CANAL ABERTO: Lígia está com Ricardo, mas não está contra a oposição - Por Lena Guimarães

 

O governador Ricardo Coutinho aproveitou insatisfação do senador José Maranhão com Luciano Cartaxo para tentar atrair o PMDB para o bloco governista. Poucos dias depois, está recebendo o troco do prefeito, que usa o mesmo recurso com o PDT do deputado Damião Feliciano, cuja esposa, Lígia, é a vice-governadora que foi preterida pelo PSB.

Até junho, havia a expectativa de que Ricardo Coutinho sairia do governo para concorrer a uma das duas vagas no Senado que estarão em disputa nas eleições de 2018, a exemplo dos antecessores. Antes das festas juninas ele comunicou a Lígia e Damião que pretendia cumprir o mandato até o fim, para ter total controle de sua sucessão.

Em julho, em encontro do PSB em Guarabira, Ricardo Coutinho lançou o secretário João Azevedo para sua sucessão. Lígia, que como vice seria a candidata natural, estava oficialmente fora dos planos do PSB e seus aliados, que avalizaram a escolha do governador.

Não houve uma única reação pública do casal pedetista, que acompanha o pessebista desde as eleições de 2010, até ontem, quando tiveram que comentar encontro do deputado Damião com o prefeito Luciano Cartaxo em solenidade cívica em Bayeux.

Luciano Cartaxo disse que a relação deles é respeitosa e admitiu a possibilidade de conversarem sobre aliança em 2018. Com isso, colocou o PDT novamente sob os holofotes.

Lígia e Damião disseram que são governo – o óbvio, já que ela é a vice-governadora –mas não endossaram a candidatura de João Azevedo. Não quiseram falar sobre eleições. Lembraram que ainda falta um ano até o pleito e que o debate será feito no “momento adequado”.

Como um dos 10 maiores partidos do Brasil, o PDT tem bom tempo de propaganda para oferecer a um aliado, mas no caso da Paraíba, o trunfo maior para a oposição seria a própria Lígia Feliciano.

Perguntei a um dos mais próximos auxiliares de Ricardo, se era definitiva a decisão de não concorrer ao Senado. A resposta foi que ele não correria o risco de entregar o governo e com isso comprometer o futuro do seu projeto. Que Lígia elogia o governo e Ricardo, mas nunca critica a oposição, ou seja, mantém canal aberto com os adversários.

Com esse histórico, o encontro de Luciano com Damião, especialmente suas declarações, não são irrelevantes.

Créditos: Portal Correio