sesc tv

Autor de Cidade de Deus, Paulo Lins fala sobre a representação das favelas na literatura brasileira em entrevista inédita no SescTV

Paulo Lins nasceu no Rio de Janeiro – RJ, em 1958. Parte de sua infância e adolescência viveu no conjunto habitacional Cidade de Deus, na periferia da cidade.

No dia 5/11, segunda-feira, às 21h, o SescTV estreia Do Cortiço à (Neo) Favela, episódio inédito da série Super Libris, que traz o escritor poeta e roteirista cariocaPaulo Lins como entrevistado. O autor de livros como Cidade de Deus – lançado em 1997 e adaptado para o cinema cinco anos depois, por Fernando Meirelles – aborda as transformações de comunidades pobres, principalmente do Rio de Janeiro, suas representações na literatura e a importância do protagonismo da favela.  Com direção de José Roberto Torero, o episódio também pode ser assistido em sesctv.org.br/aovivo.

Paulo Lins nasceu no Rio de Janeiro – RJ, em 1958. Parte de sua infância e adolescência viveu no conjunto habitacional Cidade de Deus, na periferia da cidade. Vem daí a inspiração e título para seu livro mais famoso. Cursou letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e iniciou na literatura como poeta, com o livro Sobre o Sol (1986). Nessa época integrava o grupo Cooperativa de Poetas. Logo depois, participou de outro grupo, dessa vez de pesquisa sobre o perfil da violência na Cidade de Deus, sob a liderança da antropóloga Alba Zaluar.

Em 2002, o escritor lançou seu segundo romance Desde que o Samba É Sambae, em 2013, foi convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Como roteirista, assinou trabalhos como a série televisiva Cidade dos Homens eos longas-metragens Quase Dois Irmãos (2004), em parceria com a diretora do filme Lúcia Murat, e Faroeste Caboclo (2013), em parceria com René Sampaio.

No episódio Do Cortiço à (Neo) Favela, Lins comenta que a melhor coisa que vem acontecendo nas favelas é a chamada literatura marginal. Segundo o autor, desde que ele lançou o livro Cidade de Deus, no final dos anos 1990, e o escritor Ferréz, Capão Pecado, em 2000, vem crescendo o número de saraus literários nas comunidades. Para o carioca, é muito importante esse olhar interno sobre a favela. “Dá uma outra dimensão de veracidade, de vivência, de trazer mistérios que estavam ocultos pela própria imprensa fora do conhecimento do povo”, expõe.

Além disso, Lins discute o uso do termo favela e do neofavela; fala sobre os diferentes níveis sociais que há em uma comunidade pobre; sobre o crescimento de obras poéticas na literatura da periferia; e sobre as aspirações de muitas pessoas que vivem nesses habitats da cidade por mais acesso à cultura em geral. “Eles lutam para melhorar suas próprias vidas e a comunidade. Querem que a favela tenha mais ensino, literatura, investigação científica e produção”, afirma o autor.

Paulo Lins participa ainda dos quadros Pé de Página, onde mostra seu ambiente de trabalho e revela como e porque escreve; e Primeira Impressão, no qual indica a leitura Nossos Ossos (2013), de Marcelino Freire. O episódio também traz os quadros: Orelhas, que apresenta a biografia do escritor brasileiro Aluísio de Azevedo; Prefácio, com a colunista Cristiane Tavares, que sugere o livro O Colecionador de Pedras (2007) e Literatura – Pão e Poesia (2011), ambos do poeta Sérgio Vaz, que integram a Coleção Literatura da Periférica; Quarta Capa, com a youtuber Amanda Azevedo, que recomendam a leitura de Quarto de Despejo (1950), de Carolina Maria de Jesus; e Epígrafe, no qual o roteirista Bráulio Montovani conversa sobre a adaptação para o cinema do livro Cidade de Deus, de Paulo Lins.

Sobre a série Super Libris:

A série apresenta o universo da literatura e é formada por 52 episódios em sua primeira temporada e 26, na segunda, todos com 26 minutos de duração, que trazem entrevistas exclusivas com escritores novos e consagrados e apresentam curiosidades do processo de criação dos livros. Em sua primeira temporada, foram entrevistados autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Os novos episódios trazemBernardo Ajzenberg, Marcelo Rubens Paiva, Chico Buarque, Pepetela, Ana Maria Machado, Paulo Lins, Cintia Moscovich, João Paulo Cuenca, Ângela Lago, que morreu em outubro de 2017, entre outros.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Série: Super Libris

Episódio: Do Cortiço à (Neo) Favela

Estreia: 5/11, segunda-feira, às 21h

Reapresentações: 6/11, terça, às 9h e às 17h; 7/11, quarta, às 13h30; 9/11, sexta, às 9h30 e 17h30; 11/11, domingo, às 6h; e 12/11, segunda, às 16h.

Classificação indicativa: Livre

Direção geral: José Roberto Torero

Produção: Padaria de Textos

Duração: 28’

Fonte: Imprensa SescTV
Créditos: Josefa Santina