EUROPA E CANADÁ

ASSISTA: Alunos da rede pública têm qualidades suficientes de fazerem intercâmbio, diz coordenador do Gira Mundo

O projeto leva jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado, para o exterior

O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu no seu programa Master News desta quinta-feira (22), o coordenador do programa Gira Mundo, Tulio Serrano e a aluna Milena Lira. Eles falaram sobre o projeto que leva jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado, para o exterior.

De acordo com Serrano, 150 estudantes paraibanos já foram contemplados. “A experiência que eles têm com as famílias estrangeiras é um ponto a se destacar. Eles criam um laço de afeto muito forte. Quando eles voltam para o Brasil e contam suas relações, isso é algo que chama bastante atenção e o fato de serem da Paraíba, é outra coisa muito importante, levar a cultura, a culinária paraibana para eles conhecerem é de extrema relevância, além de tudo sobre a experiência educacional, na qual ganham muito”.

Ele disse ainda que os alunos da rede pública têm qualidades para fazerem intercâmbio. “O que falta é a oportunidade. Os estudantes tem a condição necessária para concorrer e conseguir ter essa experiência enriquecedora fora do país, desde que eles tenham a oportunidade”.

Serrano ressaltou também que, “este é um legado para toda a rede pública, de realmente institucionalizar, consolidar essa política. É preciso que quem estiver a frente do governo estadual continuar com o programa. A juventude precisa desse incentivo e da referência desses alunos que já foram para o exterior e esses meninos são referência. Vamos fazer nossa intervenção por meio da educação”, frisou.

Estudantes paraibanos já tiveram a chance de estarem em cidades do Canadá e da Europa. Como é o caso da Melina Lira, que passou cinco meses com uma família canadense.

Segundo Melina, participar do programa trouxe a oportunidade de conhecer a cultura do Canadá e melhorar sua segunda língua, o inglês. “Conhecer outra cultura, que é diferente da sua, melhora a vida não só acadêmica, mas a pessoal também”.

Sobre o sistema educacional, Melina falou que é totalmente diferente do Brasil. Ela relatou sua experiência. “Podemos escolher as aulas que queremos assistir. Não somos obrigados a cursar disciplinas que não queremos e que estão impostas na grade. Você pode aprender o que realmente gosta, se identifica e a experiência é inesquecível. Eu incentivo aos que querem fazer intercâmbio, a não perder o foco. Os professores de lá influenciam o aluno a ser alguém melhor, a perseguir os sonhos e jamais desistir deles. Ter alguém te encorajando a ser realmente o que você quer, é importante. Pude expandir bastante minha mente. Esse período lá fora, fez com que eu ficasse um pouco mais ambiciosa e sobre querer coisa melhor para minha vida”, ressaltou.

– O programa Gira Mundo modalidade estudante, visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. Busca-se com o referido projeto, motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola. ATENÇÃO: Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail : giramundoparaiba@gmail.com

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba