Depressão

VEJA VÍDEO: Especialistas debatem as faces da depressão e do suicídio na sociedade moderna

O jornalista e apresentador Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta quarta-feira(14) o Doutor em Teologia Bruno Pontes , a psicóloga Renata Toscano e a representante do Centro de Valorização da Vida Isa Cristina.

O jornalista e apresentador Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta quarta-feira(14) o Doutor em Teologia Bruno Pontes , a psicóloga Renata Toscano e a representante do Centro de Valorização da Vida Isa Cristina. Os três debateram o perigo da depressão para a sociedade e como o suicídio pode ser combatido pela população em geral.

A Psicóloga Renata Toscano iniciou o debate tratando como as redes sociais atualmente são uma ferramenta com um efeito bastante paradoxal, pois ao mesmo tempo que permitem que as pessoas encurtem as distâncias geográficas entre si, mas também possibilita que cresça um vácuo entre aqueles que estão mais próximos. Ela também alerta para o cuidado que deve ser tomado com tudo que é publicado nos meios virtuais e com o que pode vir a ser divulgado mesmo sem o desejo da pessoa exposta

Bruno Pontes por sua vez alertou sobre a necessidade de que a depressão seja definitivamente pensada pela população geral como um problema de saúde pública e que então sejam desenvolvidas ações gerais que tornem este combate tão amplo quanto a incidência da doença. Quanto a questão de fé ele aponta que a religiosidade desde os tempos antigos foi um apoio para o homem e que na grande maioria das religiões a vida sempre foi tido como algo sagrado o que permitiu por muito tempo que o suicídio atingisse o povo de forma menos endêmica.

Isa Cristina falou um pouco sobre a experiência do Centro de Valorização da Vida, cujo telefone é o número 141, em dar apoio a estas pessoas que vem lutando contra a depressão. Segundo ela atualmente um problema que leva a uma alta incidência de pessoas depressivas é causada pela sociedade e como as pessoas são criadas, pois atualmente desde a infância as pessoas não seriam preparadas para enfrentarem os problemas que surgem na vida.

Ela também apontou que a sociedade na qual nós convivemos também trata como se as pessoas bem sucedidas não possuíssem o direito de sofrerem e que toda esta pressão social faria com que pessoas tidas como donas de vidas perfeitas acabassem não sabendo como enfrentarem a depressão. Acompanhando esta linha de pensamento Bruno apontou que a sociedade ocidental contemporânea sofreria de um ”cuidadismo”onde as relações do individuo com seus amigos e familiares seria substituída por um poder público que teria de assumir o papel de cuidar de cada um.

Renata também alertou para a necessidade de se ter um cuidado especial com os adolescentes devido a todas as dificuldades emocionais enfrentadas por aqueles que estão passando por esse período da vida. Ela alertou para que os pais e todos aqueles que convivem com um adolescente demonstrem uma maior empatia para os problemas apresentados pelos jovens independente de qual seja a origem do sofrimento.

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1672768129445121/?t=4053

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba