JULGAMENTO DO CASO LULA NO STF PODE ACABAR LEVANDO DILMA AO BANCO DOS RÉUS – Por Josival Pereira

Publicado por:

Publicado em :

lula_dilma
Provavelmente não tenha passado nem perto dos planos dos estrategistas políticos do governo e do PT, mas os últimos acontecimentos guardam muitas chances de pôr a presidente Dilma Rousseff no banco dos réus do Supremo Tribunal Federal (STF).
Não é nada fácil sondar cabeça de juiz, todavia a maioria dos cenários imagináveis para o desfecho do caso da nomeação de Lula para a Casa Civil não é favorável a Dilma.
Cenário 1:
O STF mantém a decisão do ministro Gilmar Mendes anulando a nomeação de Lula e mantendo as investigações na alçada do juiz Sérgio Moro. Neste caso, admite-se a suspeita de que tenha havido tentativa de obstrução das investigações. Além do impacto político negativo, a presidente Dilma também passará a ser investigada.
Cenário 2:
A Suprema Corte pode manter a nomeação de Lula como ato exclusivo da competência da presidência da República, mantendo, no entanto, as investigações sob o comando do juiz Sérgio Moro, entendendo, assim, que a nomeação do ex-presidente tinha objetivo atrapalhar as investigações. Também neste caso Dilma será investigada.
Cenário 3:
Tentando figurar como poder moderador, o STF pode manter a nomeação de Lula, tirar as investigações sobre o ex-presidente do juiz Sérgio Moro e até considerar que o magistrado extrapolou na divulgação de grampos, mas entender que a nomeação e a precipitação da posse tinham o objetivo de atrapalhar atos da Justiça. É outro cenário no qual a presidente também passaria a ser investigada.
Cenário 4:
O STF mantém a nomeação e posse de Lula e transfere as investigações sobre o ex-presidente para a Suprema Corte, não enxergando tentativas de obstrução da Justiça nos telefonemas gravados nem ilegalidade nos atos do juiz Sérgio Moro. Assim, o governo ganharia fôlego para se livrar do impeachment na Câmara. Embora o ex-presidente Lula passe a ser investigado pelo STF, mas este é o cenário imaginado pelo PT e o governo desde o início.
Cenário 5:
O quadro perfeito para o governo e o PT seria o atendimento dos pedidos formulados no habeas corpus que a defesa de Lula endereçou ao presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, onde se requer a anulação da decisão ministro Gilmar Mendes, a manutenção da nomeação e posse, a transferência das investigações sobre ex-presidente para o Supremo e abertura de uma investigação contra Moro, para saber se ele cometeu crime ao divulgar grampo envolvendo Dilma.
A maior parte das apostas, no momento, é no sentido de que o STF acabará implicando Lula e Dilma, o que pode dar mais impulso ao impeachment na Câmara Federal. No entanto, o melhor esperar para saber o que vai sair da cabeça dos ministros do Supremo.
Seja como for, vale um registro: os políticos reclamam da judicialização da política, mas são tantos os malfeitos e trapalhadas que não tem jeito de um bom número deles acabar no banco dos réus.

Leia Também:   REUNIÃO DO PMDB: Quem não se adequar, seja quem for, terá que deixar o partido !! Por Rui Galdino

Autor: Josival Pereira

Fonte: Tambaú247

Créditos: Josival Pereira


Compartilhe esta notícia com os seus amigos


Comentários

Comentários