A ELITE SE ARRUMA: PSDB e PMDB juntos em Brasília pode ter efeito na Paraíba – Por Josival Pereira

Publicado por:

Publicado em :

7cced38dcc20160310051502
A imprensa nacional deu destaque, nas últimas horas, a declarações de líderes nacionais do PMDB e do PSDB a respeito de decisões tomadas em um jantar entre integrantes da cúpula das duas legendas, nesta quarta-feira, em Brasília, para discutir saídas para a crise político-econômica nacional.
“Não podemos ficar paralisados vendo o país derreter. O PMDB e o PSDB vão caminhar juntos em busca de solução para o país. Discutimos todos os cenários possíveis: o impeachment, a cassação da chapa pelo TSE e até a permanência dela [Dilma]”, disse Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado.
“O momento é muito grave, o momento é muito sério, e partidos do tamanho do PSDB e do PMDB não podem ficar omissos. Decidimos que vamos trabalhar juntos (…). E com certeza vamos tentar aglutinar outras forças políticas”, disse Tasso Jeireissati, um dos principais líderes do PSDB.
O senador paraibano Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, confirmou, em entrevista à CBN-João Pessoa, nesta quinta-feira, que esta é a decisão: tucanos e peemedebistas vão andar juntos para tentar encontrar uma saída para a crise que afunda o país.
Trata-se de uma evidente tentativa de rearranjo da elite política brasileira. A avaliação certamente é a de que o atual governo não dispõe de saídas para oferecer e que, assim, o ciclo de poder do PT está se esgotando.
A ideia é a da construção de um sistema semipresidencialista ou de parlamentarismo misto de governo. Uma proposta que merece discussão mais acurada e que não pode ser descartada. O modelo presidencialista brasileiro parece totalmente falido.
O problema é o agora, a conjuntura atual, que pode ser resolvida, segundo os próprios participantes do encontro, pelo impeachment ou via Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não se descarta nada, inclusive um acordão costurado pelo ex-presidente Lula para a permanência de Dilma, mas com fim agendado.
Triste é saber que o bem acertado modelo social de desenvolvimento implantado pelo ex-presidente Lula esteja prestes a cair nas garras das forças da direita liberal do país, destacando-se que é a própria esquerda que vai entregar o poder de mão beijada, pelos graves equívocos cometidos, sobretudo, ter caído na tentação da corrupção.
Efeitos na Paraíba
Uma perguntinha pertinente: se tucanos e peemedebistas vão caminhar juntinhos em Brasília, como vão marchar aqui na Paraíba? Não se descarte, pois, que PSDB e PMDB possam se aproximar e andar de braços dados no Estado, especialmente em alguns municípios e, com certeza, na disputa pelo governo do Estado em 2018.

Leia Também:   CHAPA DOS SONHOS: Por que não a união de todos na Paraíba? - Por Rui Galdino

Autor: Josival Pereira

Fonte: Tambaú247

Créditos: Josival Pereira


Compartilhe esta notícia com os seus amigos


Comentários

Comentários