ELEIÇÕES 2016: Só Ricardo derrota Cartaxo e o governador deve ir para o sacrifício - Por Rui Galdino

Será que o governador Ricardo, terá coragem de deixar o governo no próximo ano para se candidatar à prefeito de João Pessoa ? Acho que SIM ! E é exatamente isso, o desespero de Luciano Cartaxo, por isso ele deixou o PT e foi de mala e cuia para os braços dos cassistas ( esse é um assunto para um outro artigo que estou fazendo ). Ricardo não é um político profissional, por isso, ele não tem apego pelo poder, mas, também não gosta de perder. É possível SIM SENHOR

BOMBA: Só Coutinho derrotará Cartaxo !

Ricardo-Courtinho-e-Cartaxo1

Por Rui Galdino Filho ( advogado, desportista e comentarista ).

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Tem muita gente me pedindo para fazer um artigo comentando a saída do prefeito Luciano Cartaxo, do PT para o PSD. Semana passada, fiz um comentário de 35 minutos na Rádio Sanhauá AM, sobre esse assunto, e vou escrever um artigo em breve sobre o tema. Porém, o assunto de hoje é outro, e apesar de ser um assunto chato ( pesquisas eleitorais ), não podemos ficar à margem dos últimos acontecimentos em nossa capital.

Todos sabem que sou um defensor das gestões de Ricardo Coutinho ( prefeito e governador ). Além disso, admiro a maneira do nosso governador em dirigir os destinos do nosso estado com muito equilíbrio, bom senso, diálogo e também pulsos fortes. Ricardo, tem mudado paulatinamente o estilo de se fazer política em nossa Paraíba, contrariando grandes interesses particulares e corporativos, abominando o famoso toma-lá-da-cá e agindo de forma republicana em favor da maioria do povo paraibano. Além disso, Ricardo, é um político pragmático, competente, honesto, trabalhador, grande articulista e que sabe usar muito bem a palavra.

Todos também sabem, que sempre defendi a união político-administrativa do nosso governador e do nosso prefeito para 2016, inclusive, escrevi três artigos sobre esse assunto. Infelizmente, os últimos acontecimentos, distaciaram e continuam distanciando o governador Ricardo do prefeito Luciano. É uma pena, acho que faltaram bons articuladores nesse meio de campo ! Digo isso, por que sei que Cartaxo e Ricardo, apesar de origens diferentes, são muito parecidos do ponto de vista político, administrativo e de articulação também. São dois gestores probos, honestos e trabalhadores, por isso, sempre torci e continuo torcendo pela união dos dois, pois, seria muito bom para João pessoa e a Paraíba se caminhassem juntos.

Porém, o grande problema que vejo também entre o governador e o prefeito, parte daquela premissa que diz, “que dois bicudos não se beijam”. Será ? Além disso, Cartaxo, está cercado de “cassistas” por todos os lados e isso poderá lhe custar caro politicamente num futuro próximo, aliás, esse foi ou é o grande entrave de uma possível composição política entre os dois para 2016 e até 2018. Ricardo e Luciano, infelizmente, estão se separando cada vez mais como a  água e o óleo, estão caminhando para um divisor de águas a partir de 2016 e só quem vai lucrar com isso politicamente, são meia dúzias de pessoas que estão ao redor de ambos.

Não tenho acreditado muito em pesquisas, no entanto, a última pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo Sistema Arapuam de Comunicação e divulgada na última segunda-feira, mostrou números interessantes e que este modesto comentarista já vinha prevendo de outra maneira, até parece que a pesquisa foi retirada do meu subconsciente, ou seja, do meu pensamento silencioso. Pela pesquisa, o nível de aprovação das gestões do governador Ricardo e do prefeito Luciano, pela população de João Pessoa, são muito bons. Ricardo com 76,9 % e Luciano com 66,1%, ou seja, em números arredondados, 77% x 66%, uma diferença pró Ricardo de 11%. E isso, é muito relevante, fundamental e decisivo para um confronto final daqui a 1 ano, ou seja, em 2016.

A pesquisa também mostrou, que num confronto direto entre Cartaxo (38,3%) x Estela (12,4%), o prefeito venceria a eleição com uma diferença de 25,9%. E entre Cartaxo ( 41,7%) x João Azevedo ( 3% ), a diferença pró Cartaxo seria ainda maior, ou seja, 38,7%. Mesmo a 1 ano das eleições, são dois dados que devem ser levados a sério e em consideração. Eu não sei, mas, dizem que Estela ou João, são os prováveis candidatos do PSB, apoiado pelo governador para 2016. Será mesmo ? Acompanharei o governador em 2016, porém, acho que Estela ou João, apesar de serem pessoas decentes, honestas e capazes, não tem o carisma e a empatia suficientes para vencerem Cartaxo em 2016. Respeito as opiniões em contrário e não tenho medo de externar a minha opinião, pois, não sou covarde, nem lagartixa, como muitos que aí estão e que só querem agradar o governante da hora.

É claro que tudo pode acontecer, inclusive nada ! Sei que o governador Ricardo Coutinho é um grande observador e articulador. Não é à toa que tem vencido ultimamente eleições dificílimas, porém, ELE tem vencido, a PESSOA DELE tem vencido. Uma coisa é você ser candidato, outra coisa é apoiar um candidato. Por melhor que você esteja na fita, transferir votos não é fácil. E transferir votos para um candidato ou candidata que não empolgue muito a eleição e os eleitores, é mais difícil ainda. Essa é minha opinião e a minha visão. Nada contra Estela ou João, nem muito menos contra o governador, pois sou seu eleitor e admirador e ele sabe disso. Só não posso ficar calado e omisso diante os fatos e as circunstâncias.

E digo mais, aguente quem aguentar e chore quem quiser chorar ! Apesar de estarmos a 1 ano das eleições municipais, sinto a cada hora, que depois de Deus, só uma pessoa conseguirá derrotar o prefeito Luciano Cartaxo, no próximo ano: RICARDO VIEIRA COUTINHO. Isso mesmo, pois está escrito, e o pior, é que AMBOS sabem disso. Cartaxo sabe que só perderá a eleição se for para a pessoa de Ricardo e Ricardo sabe que só ele vencerá Cartaxo. Eis a questão ! Cartaxo, vive uma alegria contida e grande dilema e já começa a não dormir bem. O governador por sua vez, também está pensativo, porém, bem mais tranquilo.

Será que o governador Ricardo, terá coragem de deixar o governo no próximo ano para se candidatar à prefeito de João Pessoa ? Acho que SIM ! E é exatamente isso, o desespero de Luciano Cartaxo, por isso ele deixou o PT e foi de mala e cuia para os braços dos cassistas ( esse é um assunto para um outro artigo que estou fazendo ). Ricardo não é um político profissional, por isso, ele não tem apego pelo poder, mas, também não gosta de perder. É possível SIM SENHOR, que o nosso governador, por uma questão de estratégia política, possa passar o governo do estado em definitivo para a sua vice-governadora Lígia Feliciano, no próximo ano e disputar a prefeitura de João Pessoa, e assim sendo, vencerá Luciano Cartaxo. Lígia, é uma mulher honrada, honesta, da confiança do governador, e jamais será ingrata com Ricardo. Lígia Feliciano, com certeza dará continuidade às obras e ações de Ricardo e também será a sua sucessora em 2018. Anotem, ok !

Por isso, vejo um confronto entre Ricardo x Cartaxo em 2016, e quem viver verá. Ricardo, deverá fazer uma chapa puro sangue em 2016 e acredito que seu vice-prefeito, será o jovem, Tibério Limeira, que deverá assumir a prefeitura em 2018, pois, Ricardo Coutinho, deverá enfrentar uma eleição para o Senado ou para uma candidatura a nível nacional ( presidente ou vice-presidente da república ). Aliás, em dezembro de 2014, fiz um artigo e fui o 1º paraibano a lançar o nosso governador para Presidente da República. Depois de mim, outros também já o lançaram à presidente …

Como disse antes, respeito as opiniões em contrário, porém, nunca fujo das minhas opiniões. Essa é a minha visão. Repito: Gostaria de ver o nosso governador e o nosso prefeito juntos em 2016 e 2018. No entanto, infelizmente, os fatos tem caminhado noutra direção. Por isso, por uma questão estratégica, Ricardo terá que deixar o governo no próximo ano, para enfrentar e derrotar Luciano Cartaxo, pois, caso contrário, Cartaxo será reeleito prefeito e tudo poderá mudar para 2018. Quem viver verá ! Aja coração e muito lexotam daqui para a frente !

Essa é a minha visão e opinião. ADELANTE !