regras rígidas

Maconha é liberada no Canadá, mas anúncio não pode ter glamour nem famosos

O Cannabis Act proíbe qualquer tipo de propaganda "atraente para menores" em lugares públicos, publicidades que evoquem "um modo de vida que inclui glamour, recreação, excitação ou vitalidade", comerciais de televisão e rádio e patrocínio de eventos. Também não é permitido informar preço nas embalagens ou fazer promoções do tipo "compre um produto e leve outro"

O uso recreativo de maconha foi liberado em outubro do ano passado no Canadá, mas quem andar pelas ruas do país dificilmente verá propagandas em outdoors, jornais ou revistas. Isso porque o governo criou regras rígidas quando o assunto é promover a droga. Qualquer violação pode gerar multa de até US$ 5 milhões (R$ 19 milhões) ou três anos de prisão, segundo o Cannabis Act, lei que regula o consumo da droga.

O principal objetivo das novas regras, segundo o poder público, é “manter a maconha fora das mãos dos adolescentes (a idade mínima é 18 anos, dependendo da província), retirar os lucros dos bolsos dos criminosos e proteger a saúde pública e a segurança, permitindo que os adultos tenham acesso à maconha de forma legal”. O uso medicinal é liberado desde 2001.

O Cannabis Act proíbe qualquer tipo de propaganda “atraente para menores” em lugares públicos, publicidades que evoquem “um modo de vida que inclui glamour, recreação, excitação ou vitalidade”, comerciais de televisão e rádio e patrocínio de eventos. Também não é permitido informar preço nas embalagens ou fazer promoções do tipo “compre um produto e leve outro”.

Fonte: UOL
Créditos: UOL