Vitória

Governo iraquiano declara vitória sobre o Estado Islâmico após três anos de guerra

O Iraque declarou hoje a vitória sobre o Estado Islâmico, após retomar os últimos territórios que ainda estavam sobre o controle do movimento jihadista.

O Iraque declarou hoje a vitória sobre o Estado Islâmico, após retomar os últimos territórios que ainda estavam sobre o controle do movimento jihadista.

A declaração, feita hoje pelo primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, marca o fim de um guerra que durou mais de três anos. O Estado Islâmico chegou a controlar um terço do território iraquiano, mergulhando o país no caos.

“O território foi totalmente liberado e as cidades, vilas e aldeias voltaram para a nação”, disse o primeiro-ministro do Iraque, em discurso ao lado de membros das forças de segurança do país.

 

Os iraquianos comemoraram o anúncio do fim da guerra e os membros da coalizão internacional que apoiou o Iraque na luta contra o Estado Islâmico enviaram felicitações, ao mesmo tempo em que também sinalizaram os desafios que o país do Oriente Médio deverá enfrentar pela frente.

O custo da vitória sobre o Estado Islâmico foi bastante elevado. Grande parte do país está arruinada, milhares de civis e soldados foram mortos, e muitas pessoas ficaram desabrigadas.

Apesar de o Estado Islâmico ter sofrido importantes derrotas nos últimos meses – perdendo o controle de Raqqa, na Síria, e Mosul, sua fortaleza no Iraque – o grupo ainda não foi aniquilado. Os militantes do movimento continuam territórios na Síria e filiados no Afeganistão, Líbia e Egito.

Fonte: Valor Econômico
Créditos: Valor, com Dow Jones Newswires