Supremacia

Vettel consegue manter Ferrari absoluta durante treinos livres na Itália

A última sessão antes da definição do grid de largada do GP da Itália deixou claro que a batalha pela pole tem dois nomes.

A última sessão antes da definição do grid de largada do GP da Itália deixou claro que a batalha pela pole tem dois nomes, faça chuva ou faça sol. Sebastian Vettel e Lewis Hamilton travaram uma dura batalha no TL3 e ficaram separados por apenas 0s081. A vantagem ainda ficou nas mãos do alemão da Ferrari, que fechou a atividade matutina em Monza, neste sábado (1), com 1min20s509. Os companheiros de equipe de ambos surgiram logo atrás, mas com uma diferença bem significativa em termos de desempenho.

Kimi Räikkönen foi o terceiro, a 0s173 de Vettel, mas Valtteri Bottas, quarto na tabela, ficou a 0s6 dos tetracampeões. Max Verstappen comandou a Red Bull e foi capaz de registrar apenas o quinto tempo, muito longe dos ponteiros: 0s879. Já Kevin Magnussen encerrou a sessão como o melhor do pelotão intermediário: sexto lugar. Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc e Romain Grosjean completaram os dez primeiros.

A terceira sessão livre começou com temperaturas bem mais amenas do que as vistas no TL2 de sexta-feira e com pista úmida, devido à chuva que atingiu a região do circuito de Monza durante a noite. Por isso, as primeiras voltas de instalação na última chance de acerto dos carros antes da classificação foram feitas com mais cautela. E mesmo com trechos do traçado ainda com muita umidade, todo mundo deixou os boxes com os pneus slicks – no composto macio (de cor amarela). E o primeiro tempo cronometrado veio só com dez minutos de atividades, e coube à McLaren a tarefa de disparar o cronômetro.

Fernando Alonso abriu a tabela com 1min25s734. O colega Stoffel Vandoorne surgiu na segunda posição, mas 1s atrás do espanhol. E ambos com pequenas escapadinhas pela pista devido aos setores ainda molhados. Na tentativa seguinte, o belga foi capaz de virar 1min25s097. Só que o bicampeão logo retomou a ponta, andando já em 1min23s9. Nico Hülkenberg se colocou entre os dois. Até aí, todos os três andaram apenas com os pneus macios. Kimi Räikkönen, Lewis Hamilton e Marcus Ericsson decidiram pelos supermacios. E o finlandês da Ferrari rapidamente se colocou na frente, com 1min21s484 – impondo 2s4 na McLaren.

Hamilton cruzou 0s2 atrás do nórdico, enquanto Sebastian Vettel passou reto na freada da primeira curva, ainda muito úmida no ponto de tangência. Por isso, a primeira volta cronometrada do alemão acabou prejudicada: 0s6 de diferença para Räikkönen. Na sequência, Seb se queixou de vibração forte no carro e decidiu retornar logo aos boxes.

Enquanto isso, Hamilton acertou uma boa volta para virar 1min21s392 e assumir a primeira colocação, apenas 0s007 melhor que Kimi. Vettel, Max Verstappen, Bottas, Daniel Ricciardo, Romain Grosjean, Carlos Sainz, Esteban Ocon e Sergey Sirotkin completavam os dez primeiros. Tudo isso com 30 minutos de sessão.

Até esse ponto do treino, apenas Verstappen, Alonso, Hülkenberg, Lance Stroll e Vandoorne foram os únicos que andaram apenas de macios. O restante do grid iniciou as ações com os supermacios.

Com pouco menos de 20 minutos para o fim, a Ferrari mandou seus dois pilotos de volta à pista e, de novo, com os vermelhos. E aí o cenário em relação à briga entre os italianos e a Mercedes ficou um pouco mais nítido: Vettel virou 1min20s509, enquanto Räikkönen passou 0s173 atrás. A marca do #5 foi 0s883 mais veloz que o tempo de Hamilton – o registro do inglês com o primeiro jogo de pneus supermacios ainda na primeira parte da sessão.

Minutos mais tarde, foi a vez de a equipe alemã vir à pista. E ambos com os supermacios. Hamilton, de novo, fez boas parciais para se aproximar bem de Vettel: a diferença ficou em 0s081. Bottas, por sua vez, passou 0s6 atrás do tetracampeão ferrarista. E assim, fechou o TL3.

Fonte: Grande Prêmio
Créditos: Evelyn Guimarães