Escândalo sexual

'Usaram um pênis de borracha para abusá-la sexualmente', denúncia atleta paraolímpica

A Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) afastou três atletas com passagens pela seleção brasileira – Lia Martins, Denise Eusébio e Geisa Vieira – por terem cometido um suposto abuso sexual contra uma de suas companheiras de time.

O incidente aconteceu em fevereiro de 2017, mas somente neste ano a vítima relatou o caso.

O caso aconteceu após um treino no alojamento da equipe Gladiadoras/Gaadin (Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba), baseado na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Segundo a vítima, que prefere não se identificar neste momento, ela teria sido retirada de sua cadeira de rodas contra a sua vontade e, já no chão, teve suas roupas íntimas abaixadas à força.

As três atletas afastadas pela CBBC – Lia, Geisa e Denise – usaram um pênis de borracha para abusá-la sexualmente.

A então coordenadora do time, Gracielle Silva, também aparece segurando a vítima no chão em fotos que circularam em grupos de Whatsapp e às quais a reportagem teve acesso. Gracielle se suicidou no último dia 29 de maio.

Segundo Lia, a ideia da “brincadeira” teria partido dela, e surgiu a partir de uma conversa amistosa entre algumas jogadoras sobre o relacionamento sexual entre duas mulheres:

‘Foi uma brincadeira de mau gosto e agora vai destruir a minha vida’, disse Lia sobre o episódio que ocorreu dentro do alojamento do clube.

Escândalo sexual tem atletas afastadas e suicídio no basquete paraolímpico

 

A vítima, que começou a jogar basquete em cadeira de rodas há quatro anos, abandonou a equipe de Indaiatuba somente neste ano, e não prestou queixa por temor de represália.

Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas publicou um comunicado informando o afastamento temporário de atletas:

A CBBC, através de sua Diretoria Executiva de Comissão Técnica da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol em Cadeira de Rodas, depois de recebermos denúncia envolvendo as atletas da seleção brasileira Lia Martins, Denise Eusébio e Geisa Vieira que foram convocadas para a 2ª etapa de treinamentos preparatórios para o mundial da Alemanha, em reunião decidimos pelo afastamento das atletas mencionadas, com o objetivo de resguardá-las e de garantir o direito de defesa, assegurando o tempo para esclarecimento e apuração dos fatos, dependendo do resultado poderão ou não voltar a defender nossa seleção.

Diante do exposto, vimos informá-los da nossa decisão e fazemos votos de que tudo se esclareça da melhor forma.

Valdir Soares de Moura
Presidente

 

Fonte: Renova Mídia
Créditos: Renova Mídia