surf

Popular na web, surfista de 12 anos roda o mundo e tira onda em fotos com famosos

Yan Sondahl viaja com a família para surfar em vários lugares do mundo e sonha com sucesso no esporte

Aquela camiseta preta da World Surf League (WSL), certamente, era a menor a ser usada no QS 3000, disputado na última semana, na praia de Maresias, em São Sebastião-SP. Com apenas 12 anos, Yan Sondahl a vestiu para participar do evento, válido pela divisão de acesso à elite mundial do surfe. Foi eliminado logo no primeiro round. Mas, mesmo assim, saiu feliz. Postou em uma rede social uma foto em que destacou a experiência de disputar pela primeira vez um torneio profissional. Não demorou muito, a publicação começou a receber curtidas. Uma, duas, três… Mais de quatro mil!

O número expressivo de curtidas não é uma novidade nas publicações do surfista mirim. Yan Sondahl é popular nesta rede social. São mais de cem mil seguidores e, entre eles, famosos. Celebridades como o surfista Gabriel Medina, o cantor Gabriel O Pensador, a apresentadora Adriane Galisteu e os atores Caio Castro, Kleber Toledo, Paulinho Vilhena, Dani Suzuki e Isabella Santoni, seguem o perfil do garoto. Com essa última, aliás, Yan tem várias fotos e os dois frequentemente trocam mensagens nos comentários.

O surfe que uniu Yan aos famosos. O surfista viaja com a família para surfar em picos famosos, como Havaí e Indonésia, e os conhece durante as viagens. Nesse momento, faz o registro e publica.

– É legal. Não é porque eles são famosos que não mantêm contato com outras pessoas. (…) É uma sensação bem da hora (ter muitos seguidores). Posto mais o meu dia a dia, surfando e os lugares que vou. Acho bem da hora que bastante gente goste do que eu faça e me acompanhe – disse.

Sonho no surfe

Yan é natural de Balneário Camboriu-SC e mira ganhar destaque pelo o que faz dentro da água. Começou a surfar aos seis anos, mas aprendeu primeiro a ficar em cima do skate quando morava em Curitiba. Quando a família se mudou para São Francisco do Sul-SC, não havia na cidade local para andar sobre as rodas. Apenas praia. Com isso, entrou em uma escolinha de surfe e gostou do esporte.

– Meu sonho é ser campeão mundial. Meu ídolo é o Gabriel Medina. É muito bom estar lá treinando no que ele fez, o que ele trabalhou muito para conseguir. Espero que um dia eu chegue lá também – afirmou.

Atualmente, Yan mora na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. No local, ele treina no Instituto Gabriel Medina, criado pelo campeão mundial de 2014 para preparar novos surfistas. Pelas fotos que o garoto posta, é nítida a paixão dele pelo surfe. Praticamente todas as publicações são relacionadas ao esporte.

Fonte: Globo Esporte
Créditos: Danilo Sardinha