recuperação

Pelé aparece de andador e fala sobre recuperação: ‘Estou bem’

O grande destaque do evento de lançamento do Campeonato Estadual nunca disputou uma partida sequer pelo torneio. Mas é considerado um patrimônio para todos os torcedores. Com o auxílio de um andador, Pelé subiu no palco da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, como embaixador da competição. O Rei, que marcou seu gol mil no Maracanã, foi ovacionado e recebido de pé por todos.

– Antes de entrar aqui no palco eu estava discutindo com meu assessor se iria entrar com andador ou com um companheiro. Eu falei: “Poxa, primeira vez que Deus me dá uma chuteira nova. Por que não vou mostrar, né?” – brincou o ex-jogador.

Havia a expectativa de como Pelé entraria no palco. No sorteio da Copa, realizado em Moscou, em dezembro, ele chamou a atenção pelo uso da cadeira de rodas. Segundo o Rei, ele já está em fase final de recuperação das cirurgias feitas por conta de dores.

– Estou bem, quero agradecer primeiramente a Deus. Recebi muitas mensagens de boa recuperação de todos os lugares do mundo. Todos dizendo que estavam mandando forças para eu recuperar minhas energias. Nestes dois anos e meio, fiz duas ou três cirurgias. Troquei osso do fêmur, do menisco, da coluna… Mas graças a Deus estou aqui e agradeço a todos que torceram por minha recuperação.

Apesar de ter uma cadeira a sua disposição, Pelé ficou de pé o tempo todo. Além de falar ao público, ele presenteou todos os patrocinadores do campeonato com uma placa. O tricampeão do mundo com a seleção lembrou de sua primeira convocação, ocorrida após um jogo contra o Vasco.

– A maioria dos presentes não sabem, eu disputei um combinado entre Santos e Vasco, com 15 anos, e na época estava tendo convocação para a Copa Roca (duelo entre a seleção brasileira e a argentina). Eu fui convocado, foi onde tudo começou. Então mais uma vez eu fico muito grato de estar aqui no Rio de Janeiro – disse Pelé. – Aqui que eu saí para o mundo do futebol.

A Taça Guanabara, primeiro turno da fase principal do Estadual, começa nesta terça. O jogo de abertura será entre Botafogo e Portuguesa, no Nilton Santos. Na edição 2018, os turnos terão importância maior do que ano passado devido a alterações na tabela. Desta vez, os campeões da Taça GB e da Taça Rio têm vaga garantida nas semifinais, com a vantagem do empate. Os outros dois times de melhor campanha também se classificam.

Caso a mesma equipe vença os dois turnos, ela terá vaga direta na final, que, neste caso, será em jogo único. O segundo finalista será decidido num quadrangular entre os outros quatro de melhor campanha.

Outra novidade está nas regras de substituições. Serão cinco por time em cada partida. Mas o jogo só poderá ser paralisado três vezes, como já ocorre hoje em dia. Além disso, os treinadores poderão relacionar até 12 jogadores para o banco de reservas. Nos estádios em que as cabines ainda não foram adaptadas para este número, segue o valendo o máximo de sete reservas.

O evento de lançamento contou com representantes dos clubes. Mas nem todos os quatro grandes se fizeram representar. Foi o caso do Vasco.

Fonte: Extra
Créditos: Extra