Etiene Medeiros

Nadadora brasileira conquista bicampeonato mundial nos 50m costas

Para garantir a medalha de ouro, a nadadora superou a húngara Katinka Hosszu na edição de Windsor do evento.

natac3a7c3a3o_etiene-medeiros_cob

A brasileira Etiene Medeiros conquistou o bicampeonato mundial na prova de 50m costas do Mundial de piscina curta na noite deste sábado. Para garantir a medalha de ouro, a nadadora superou a húngara Katinka Hosszu na edição de Windsor do evento.

Na final, Etiene ganhou com o tempo de 25s82. Hosszu, tricampeã olímpica no Rio de Janeiro, ficou na segunda posição ao fazer a marca de 25s99. A norte-americana Alexandra Margaret De Loof completou o pódio com o registro de 26s14 no Canadá.

“Essa mulher é muito forte”, disse Etiene ao Sportv sobre Hosszu. “É muito legal estar competindo com ela, com profissionais de alto nível. Temos que criar essa competitividade, de estar aqui encarando cara a cara, porque só assim vamos evoluir”, completou.

Com o sucesso na prova dos 50m costas do Mundial de piscina curta disputado em Windsor, Etiene amplia a hegemonia iniciada em Doha 2014 – na ocasião, ela estabeleceu o recorde mundial da distância (25s67). Em Kazan 2015, no Mundial em piscina olímpica, a brasileira ainda ganhou a prata. A prova não é olímpica.

“Não é fácil estar aqui conquistando mais uma medalha. Estou muito feliz e rodeada de pessoas que sempre me dão muita força. Acabar o ano com essa medalha é muito bom. Não é só minha, é de todo o Brasil. Sei que nosso Brasil passa por uma fase muito difícil, mas são coisas assim que nós põem para a frente”, disse Etiene.

Finalistas – Etiene Medeiros não foi a única representante do Brasil na noite deste sábado em Windsor. Os três competidores do País que participaram das semifinais avançaram às respectivas decisões, marcadas para domingo: Daiene Dias, Felipe França e Felipe Lima.

Nos 100m borboleta feminino, Daiene participou da segunda bateria e se classificou à briga pela medalha de ouro com o sexto melhor tempo (57s10). A norte-americana Kelsi Worrell teve a melhor performance na semifinal, já que cravou 55s80.

Nos 50m peito, o Brasil conseguiu classificar seus dois representantes. Superado apenas pelo russo Kirill Prigoda (25s95), Felipe Lima (26s08) avançou na segunda colocação. Já Felipe França (26s10) se classificou para a final com o quarto melhor tempo da semi.

Fonte: espnw