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Mercedes aposta em carro básico para a temporada 2017

O mundo do esporte finalmente conheceu o novo carro da Mercedes para a temporada 2017 do Mundial de F1.

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O mundo do esporte finalmente conheceu o novo carro da Mercedes para a temporada 2017 do Mundial de F1. Depois de mostrar uma prévia do modelo, o W08, nova joia construída pela equipe tricampeã do mundo em Brackley, finalmente foi apresentado nesta quinta-feira (23) em Silverstone, na Inglaterra, e de lá segue para Barcelona para o começo dos testes de pré-temporada, na próxima segunda-feira. O novo carro prateado será guiado por Lewis Hamilton, tricampeão mundial de F1, e também pelo novo contratado da Mercedes, Valtteri Bottas, substituto do atual campeão e recém-aposentado Nico Rosberg.

Na filosofia de não mexer muito em time que está vencendo, a Mercedes traz poucas mudanças que saltam aos olhos. No shakedown realizado por Lewis Hamilton minutos antes do lançamento, ficou claro que a pintura ostenta traços modernos na lateral do novo carro, mas mantém o tradicional prata como cor predominante. Em virtude do regulamento técnico, o novo W08 é mais largo e realmente mais robusto, mas traz algumas linhas do W07 de 2016, sobretudo com o bico arredondado. Destaque também para as aletas na lateral do novo carro.

E não há, ao menos neste primeiro momento, a ‘barbatana de tubarão’. Mas a Mercedes deve testar o apêndice aerodinâmico durante sessão de filmagem ainda nesta quinta-feira.

A nova dupla terá a dura missão de manter a Mercedes como protagonista da F1 em um ano marcado por grandes mudanças no regulamento técnico, que certamente vai mudar a forma de guiar os novos carros do grid. A missão é espinhosa, já que novas regras costumam mudar um pouco a ordem de forças da F1. Neste ano, a Red Bull desponta como a principal oponente da Mercedes, segundo avaliação de Rosberg, mas nesta fase não dá para descartar a Ferrari ou mesmo outra equipe correndo por fora.

Fica a curiosidade para ver como Hamilton vai lidar com seu novo companheiro de equipe. Depois de uma relação de altos e baixos com Nico Rosberg, Lewis, que deixou claro sua posição contrária ao compartilhamento de informações entre colegas, terá em Bottas um novo oponente interno. O finlandês, que espera uma disputa justa com Hamilton, não tem nenhum histórico de grande rivalidade, uma vez que sempre se deu bem com seu último colega de time, o brasileiro Felipe Massa, nos últimos três anos na Williams. O fato é que Valtteri começou bem no novo time, deixando boa impressão, segundo o presidente não-executivo Niki Lauda.

A Mercedes passou a dominar a F1 desde a adoção da nova ‘Era Turbo’, a partir de 2014. De lá para cá, foram conquistadas nada menos que 51 vitórias, 65 poles, três títulos do Mundial de Pilotos (Hamilton em 2014 e 2015; Rosberg em 2016) e outros três do Mundial de Construtores. Números que refletem a supremacia prateada, mas o domínio da Mercedes fica, em teoria, ameaçado neste começo de ano, quando só será possível saber o real nível das equipes quando os carros forem à pista a partir de segunda-feira.

“Já pude ver a nova Mercedes, eles começaram a trabalhar com muita antecedência. Vi todos os detalhes, está impressionante. Do que vi, posso dizer que tem uma aparência muito atraente. Acredito que Lewis e Valtteri terão muita diversão atrás do volante neste ano. Se trata de uma autêntica revolução, não uma simples evolução”, comentou. Hamilton, por sua vez, se mostrou impressionado com a robustez do novo carro ao vê-lo antes da sua montagem: “Parece um navio, é muito maior”.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, também se mostrou empolgado com a nova joia construída pela equipe tricampeã do mundo. “Não sou um grande fã da asa traseira curvada [nas laterais], mas o carro parece espetacular desde a parte dianteira até à traseira. Quando você coloca esses pneus mais largos, é um pouco retrô, um pouco como nos anos 80”, descreveu.

“Há muitos detalhes técnicos no chassi, o que é fascinante. Eles definitivamente parecem melhores, mas como vai ser guiados e o quão rápido eles vão ser é algo que não sabemos porque ainda não vimos o rendimento dos pneus”, salientou o dirigente austríaco em entrevista à BBC, desejando ver os carros na pista para saber qual seu real nível de performance.
Wolff é cauteloso, contudo, sobre um teórico domínio da Mercedes em 2017. Tudo em razão do novo regulamento técnico. “Em uma mudança nas regras, você tem de temer todos os teus rivais. Ninguém esperava que a Brawn fosse conquistar o título em 2009, então nós tememos todo mundo porque todos têm chances”, salientou.

Quanto à disputa na pista entre Hamilton e Bottas, Toto, que renovou seu contrato com a Mercedes até 2020, assegurou que tudo permanece como antes. Ou seja: filosofia de igualdade, com as mesmas condições para os dois pilotos. “As regras mudaram e tudo volta a começar do zero. Espero que tenhamos um carro suficientemente bom para vencer corridas e o título, mas vamos continuar dando as mesmas oportunidades a ambos”, garantiu Wolff em entrevista à emissora britânica BBC na quinta-feira passada (16).

“O que mais gosto no esporte é que quem soma mais pontos é que é o campeão do mundo. E é um esporte mecânico, não se trata apenas dos dois pilotos lá fora na pista, mas se trata também de produzir dois carros para que eles possam tirar o melhor do seu talento”, assegurou o dirigente austríaco.

Fonte: Grande Prêmio