leia

'Mano, eu vim da pqp': a carta emotiva de Dani Alves às vésperas da final

Lateral brasileiro revela segredos do passado e tece elogios a Guardiola e Messi em texto inédito

O lateral-direito Daniel Alves, da Juventus, publicou uma extensa carta, nesta quinta-feira (1/6), no site The Players’ Tribune, que reúne depoimentos de atletas de vários esportes. O brasileiro relembra o início difícil de carreira, desabafa por dificilmente ser levado a sério profissionalmente e conta as motivações para entrar em campo.

“Antes de eu voltar para o vestiário, eu sempre digo a mesma coisa para mim mesmo. Mano, eu vim da pqp. E estou aqui agora. É irreal, mas eu estou aqui. Bora”, escreve o jogador. Ele nasceu na região rural de Juazeiro (BA), dormia em uma cama de concreto e precisava andar 20km para chegar à escola.

No texto, Dani Alves admite que não sabia onde ficava Sevilha quando recebeu a primeira proposta para jogar na Espanha: “Pelo que eu sabia, podia ser na lua. Mas do jeito que ele diz o nome, parece importante, então eu minto”. O lateral defendia o Bahia e, ao chegar à Europa, estava “tão mal nutrido” que os companheiros achavam que ele tinha de jogar pelas categorias de base.

O jogador distribui elogios a Pep Guardiola e Lionel Messi, dá a entender que leva puxadas de orelha de Gianluigi Buffon quando não volta para marcar e fala sobre a mentalidade vencedora do jovem Paulo Dybala. “Não é apenas o dom do puro talento. Eu tenho visto isso muitas vezes na minha vida. É o dom do puro talento combinado com a vontade de conquistar o mundo”, comenta.

Sobre a polêmica saída do Barcelona, Dani Alves reclama do desrespeito da diretoria, mas diz que não restou mágoa em relação ao time. “É impossível jogar por um clube ao longo de oito anos, e alcançar tudo o que nós alcançamos, e não ter esse mesmo clube no coração para sempre. Dirigentes, jogadores e membros do conselho vêm e vão. Mas o Barça nunca vai desaparecer”, afirmou.

Daniel Alves jogará pela Juventus na decisão da Liga dos Campeões, neste sábado (3/6), em Cardiff. A Juventus enfrentará o Real Madrid. “Como sempre, eu estudarei o Cristiano Ronaldo como uma obsessão”, avisa.

Fonte: Correio Braziliense