aprendendo com a derrota

Leston fala em aprendizado e honra após a eliminação do Belo na Copa do Nordeste

A caminhada do Botafogo-PB na Copa do Nordeste deste ano acabou. Com o empate sem gols contra o Bahia, nessa quinta-feira, o Belo foi eliminado da competição regional, já que havia perdido por 2 a 1 no jogo de ida das quartas de final, na semana passada. Mas, para o técnico botafoguense, Leston Júnior, apesar da eliminação, é possível ver aspectos positivos na campanha do time, que ele definiu como “honrosa”. Ele também lembrou os recentes insucessos do clube no Nordestão, quando acabava sendo eliminado ainda na primeira fase, geralmente com péssimos resultados.

Neste ano, o Botafogo-PB fez oito jogos na Copa do Nordeste, somando três vitórias, dois empates e três derrotas. Avançou da fase de grupos, onde enfrentou Altos-PI, Bahia e Náutico. No mata-mata, acabou enfrentando novamente o Bahia, em dois jogos. Perdeu o primeiro, empatou o segundo. Foi eliminado. Mas, na análise do treinador, foi um avanço para o clube, que vinha com campanhas bem irregulares desde que a competição voltou a ser disputada no início dos anos 2000.

– Nossa equipe foi valente. Fizemos uma campanha dentro da tradicão do clube, do tamanho que o clube merece. Foi uma participação honrosa – avaliou Leston.

Na primeira fase da Copa do Nordeste, deste ano, o Botafogo-PB começou arrassador: três vitórias seguidas – sobre Bahia, Náutico e Altos-PI – e a liderança do Grupo C. Mas caiu de produção e não venceu mais nenhuma partida. Fechou a fase de grupos na segunda colocação, após empate com o Altos-PI e derrotas para Naútico e Bahia. Nas quartas de final com o Tricolor da Boa Terra, mais uma derrota – no jogo de ida, no Almeidão, em João Pessoa – e o empate sem gols – na volta, no Pituaçu, em Salvador.

Leston entende que, apesar da eliminação antes do pretendido pelo grupo, a meta inidicial de chegar ao mata-mata foi atendida e, por isso, o time sai da competição de cabeça erguida, sobretudo por ter sido eliminado por uma equipe de Série A, que ele coloca entre as 10 melhores do Brasil.

– Eu preciso enaltecer a campanha da equipe, afinal de contas, quando fui contratado, um dos anseios era avançar da primeira fase. Tivemos o azar de pegar o Bahia novamente no mata-mata. O Bahia está entre as 10 equipes de melhor nível técnico do país.

E o técnico botafoguense vai além quando lista as adversidades que o Belo encontrou nesta fase da Copa do Nordeste. Além do adversário notadamente mais forte, o ritmo de jogos que o Alvinegro da Estrela Vermelha vem tendo, com a disputa paralela da Série C, se configura como uma dificuldade a mais
– Nossa equipe foi valente. Tivemos o desgaste do jogo com o Confiança, na segunda-feira, que valia a liderança na Série C e sabíamos que teríamos dificuldade. Queríamos mais, mas não podemos tirar o brilho do Bahia e da nossa equipe, que lutou para chegar aqui e vai aprendendo cada vez mais a jogar a Copa do Nordeste – finalizou Leston.

Com a eliminação no Nordestão, o Botafogo-PB volta suas atenções agora exclusivamente para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O time lidera o Grupo A da competição, com 7 pontos, e, neste domingo, vai defender essa posição contra o ABC, que é o sexto colocado, com 4 pontos. A partida contra o time potiguar está marcada para as 16h e vai acontecer no Frasqueirão, em Natal.

Fonte: Globo Esporte Paraíba
Créditos: Globo Esporte Paraíba