comprometido

Efeito Neymar: Eliminação do Brasil afetou até negociações de TV do Francês

 

A eliminação da seleção brasileira da Copa do Mundo repercutiu até nas negociações dos direitos de TV do Campeonato Francês no Brasil.

Representantes de emissoras brasileiras admitiram que uma eventual participação da seleção na decisão da Copa, acompanhada por uma participação brilhante de Neymar, jogador do PSG, preferencialmente coroada por vários gols, aumentaria o apetite pela aquisição dos direitos de TV do Francês para o território brasileiro. Naquele ponto da competição, as atuações de Neymar, Mbappé e Cavani, todos do PSG, para que suas seleções avançassem às quartas-de-final da Copa do Mundo foram encaradas como positivas para as negociações.

Mas a ausência de tal cenário positivo para a seleção, e a atuação apagada de Neymar em particular, não ajudou a reverter o combalido interesse pelo Campeonato Francês. Desde o início, nem todas as emissoras haviam participado do leilão dos direitos do Francês, o que fez a agência BEin desistir de organizar uma segunda rodada do leilão, e partir para conversas tête-a-tête que têm se arrastado há semanas.

Uma outra ameaça à negociação do Francês, no radar de quem negocia seus direitos, é o risco de Neymar deixar o PSG, dadas as recorrentes notícias veiculadas pela mídia de uma possível transferência do brasileiro para o Real Madrid. A percepção de tal risco aumentou com os rumores de uma possível transferência do português Cristiano Ronaldo para o futebol italiano: Tal movimento abriria vaga no Real Madrid, equipe acostumada a contar em suas fileiras com astros midiáticos (Ronaldo, Beckham, Cristiano Ronaldo etc).

O contrato do Francês com a Globosat, que sublicenciava os direitos à ESPN Brasil, venceu nesta temporada. O Grupo Globo estava inclinado a não renovar os direitos, até a contratação de Neymar pelo PSG. A presença do brasileiro no Campeonato Francês se converteu  em ótimas audiências para o SporTV e para a ESPN, que chegaram a transmitir simultaneamente partidas do PSG no Francês, com resultados positivos.

Fonte: UOL
Créditos: UOL