Novos Ares

Conheça os nomes do futebol nacional que estão investindo nos E-Sports

Em 2018, no entanto, a classificação para a FIFA eWorld Cup não veio. Em janeiro, o atleta bateu na trave ao cair nas oitavas de final da FUT Champions Cup de Barcelona. Ainda sim, é um dos maiores expoentes do futebol virtual no Brasil.

Com craques já consagrados no Brasil e no mundo, a relação entre eSports e futebol só tem aumentado. Em 2018, inclusive, o esporte eletrônico atraiu ainda mais a atenção das estrelas, que passaram a não só ter os jogos como passatempo, mas também a investir no cenário competitivo. Listamos exemplos de jogadores, ex-jogadores e lendas do futebol que, de alguma forma, participam do mundo dos eSports, seja competindo ou apenas investindo.

Wendell Lira

Talvez o caso mais famoso e um dos pioneiros na ponte entre eSports e futebol seja Wendell Lira. O goiano de 27 anos tomou o mundo após vencer o Prêmio Puskas de 2015, com o gol mais bonito do ano. Em 2016, aos 27 anos, anunciou aposentadoria dos gramados para se dedicar ao mundo virtual. Como pro player, Wendell se destacou como um dos melhores da América do Sul e chegou a bater Timo “TimoX” em 2017, então campeão mundial de FIFA.

Em 2018, no entanto, a classificação para a FIFA eWorld Cup não veio. Em janeiro, o atleta bateu na trave ao cair nas oitavas de final da FUT Champions Cup de Barcelona. Ainda sim, é um dos maiores expoentes do futebol virtual no Brasil.

Jean Chera

Jean Chera joga Fifa Pro Clubs pelo time argentino Legal Legends — Foto: Reprodução/Internet

Outro que deixou os gramados ainda cedo para se aventurar nos eSports foi Jean Chera. Grande promessa do Santos, o atleta não conseguiu se firmar durante a carreira. A grande mudança veio neste ano, quando decidiu dar uma pausa na carreira para se dedicar ao FIFA.

Com a equipe brasileira SKN, o jogador de 23 anos foi um dos pilares do time na conquista da segunda divisão brasileira do FIFA Pro Clubs. A equipe somou 80 vitórias, 10 empates e apenas 8 derrotas. Diferentemente de Wendell Lira, que tem foco no modo Ultimate Team, Jean Chera se dedica ao modo Pro Clubs, onde cada pro player controla um jogador do time. Ainda neste ano, ele chegou a atuar por uma equipe argentina. A perspectiva é que, no futuro, Jean apareça em campeonatos de maior destaque no cenário.

Ronaldo Fenômeno

Ronaldo Fenômeno; CNB — Foto: Divulgação

Mesmo não sendo um craque nos gramados virtuais, Ronaldo Fenômeno é figura importantíssima no meio dos eSports. Em janeiro de 2017, o ex-campeão mundial e craque de clubes como Real Madrid, Barcelona, Milan e Inter de Milão se tornou sócio da CNB e-Sports Club, uma das maiores organizações de esportes eletrônicos do Brasil.

O Fenômeno entrou no negócio juntamente com André Akkari, famoso jogador de pôquer e campeão mundial da modalidade, e Igor Trafane Federal, diretor-executivo da Brazilian Series of Poker (BSOP). Em sua apresentação na organização, Ronaldo chegou a jogar uma partida de um contra um no League of Legends.

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho anunciou, em 2018, sua própria liga de PES — Foto: Divulgação

Craque dentro dos gramados, Ronaldinho Gaúcho também resolveu investir no futebol virtual. Em 2018, o ex-jogador do Barcelona anunciou a Copa Embaixadores R10, em parceria com a eLiga Sul, torneio de Pro Evolution Soccer (PES).

Ela consiste em vários torneios continentais com presença de atletas de diversos países diferentes. Ao fim destas disputas, o campeão mundial poderá jogar contra Ronaldinho Gaúcho.

Zico

Zico fundou em 2018 a e-Copa Zico de PES — Foto: Reprodução/Twitter

Outro que possuiu seu próprio torneio de PES, sendo inclusive um dos embaixadores e lendas do jogo, é o craque Zico. Em julho, ele anunciou a criação da e-Copa Zico de PES, integrando a já tradicional Copa Zico de futebol amador. A primeira edição, inclusive, contou com mais de 500 inscritos e teve entre os finalistas o campeão do e-Brasileirão 2016, Guilherme “GuiFera”.

Fonte: SporTv
Créditos: E-SporTv