'Curta com moderação'

Vocalista da banda La Fúria aposta em 'Fábio Assunção' para música do carnaval - VEJA VÍDEO

Banda baiana, o compositor do hit e ator que inspirou canção fizeram acordo para doar lucros para ajudar no tratamento de dependentes

Fonte de dezenas de memes na internet, a música “Fábio Assunção, do compositor Gabriel Bartz, ganhou muita repercussão entre o público nos últimos meses e, às vésperas do carnaval de Salvador, é uma grande concorrente ao título de hit da festa. Essa é a aposta do cantor Bruno Magnata, vocalista da banda La Fúria, que regravou a música na Bahia.

Em entrevista ao G1, Bruno contou que, além do sucesso que a canção já havia conquistado com os internautas, o acordo feito com o ator Fábio Assunção – que inspira o pagofunk (ritmo baiano que mescla pagode com funk) – impulsionou ainda mais o hit nas paradas do momento.

“Graças a Deus, muita gente já está falando que é uma forte concorrente para ganhar como música do carnaval. Já está na lista. Agora, com o apoio do Fábio Assunção, ela vai crescer”, contou.

O contato entre os artistas ocorreu depois que Fábio Assunção tomou conhecimento dos memes. O acordo foi divulgado nas redes sociais, na terça-feira (22). Fábio Assunção, Gabriel Bartz e Bruno Magnata irão doar todo o lucro conquistado com a canção para Organizações Não Governamentais (ONGs) de tratamento de dependência química.

View this post on Instagram

Transcrição do vídeo Oi Gente… eu não pretendia tornar esse assunto público por vários motivos, mas a imprensa resolveu comentar e os meninos foram bem generosos fazendo o video deles explicando nosso acordo sobre a música Fabio Assunção. Antes de qualquer coisa eu preciso falar com as pessoas que passam pelo mesmo problema que eu, cada um está nesse momento em um estágio, mas nossa natureza é a mesma. Eu não endosso, de maneira nenhuma, essa glamourização ou zueira com a nossa dor. Minha preocupação é com você que sente na pele a dificuldade e a complexidade dessa doença. Minha vontade é que você tenha sempre um diálogo aberto e encontre um lugar de afeto com sua família, amigos e com a sociedade brasileira e assim merecer respeito e direito a um tratamento digno. Jamais me passou pela cabeça censurar a arte do autor e seus intérpretes, mesmo quando vi o tamanho e o sucesso q a música alcançou. Somos artistas e torço muito para que vocês conquistem cada vez mais fãs. Conheço também a luta do artista no Brasil e torço para que vocês prosperem. Mas não censurar não significa que não existe aqui uma oportunidade de conscientizar. 15% das pessoas do mundo tem problemas de adicção. É muita gente sofrendo por não conseguir controlar suas compulsões e eu acho importante lembrar a todos que isso não tá escrito na certidão de nascimento. Todo mundo começa do mesmo jeito. Achando que tudo bem. E pode não terminar tudo bem. Foi pensando nisso q eu, minha equipe de comunicação e o corpo jurídico que me atende, decidimos entrar em contato com os meninos e tornar essa história um ato propositivo de ajuda a quem precisa e de conscientização geral. 100% dos valores arrecadados com a música serão doados para as instituições A e B que vamos informar posteriormente como um ato irmanado entre quem sente essa dor e quem tem voz para ampliar a conscientização. Nós não somos super heróis. Cuide de vc, cuide de quem vc ama, cuide dos seus amigos nas festas. Seja responsável pelo todo. Lembrem q eu aqui respeito a zueira, amo a brincadeira, mas quero todo mundo bem, forte, feliz e consciente de seus atos e de sua vida. A luta é essa. Tamo junto. @gabrielbartz @brunomagnatareal

A post shared by Fabio Assunção (@fabioassuncaooficial) on

Os nomes das entidades ainda não foram definidos, contudo a campanha de conscientização do público já começou. O cantor Bruno Magnata pede que os fãs aproveitem o carnaval com moderação – ao contrário do que diz a música.

“A história toda já tem uma repercussão muito grande. A campanha agora é para que todo mundo curta o carnaval com moderação”, disse.

Embalado na onda, Bruno contou ainda que fez um convite para que Fábio Assunção passe o carnaval em Salvador, em um dos dias de apresentação da banda La Fúria, em cima de um trio. No mesmo dia, o cantor também deve receber Bartz.

“Fiz um convite para que ele [Fábio Assunção] venha para o carnaval de Salvador no nosso trio, mas ainda não tem nada confirmado. Só o Bartz é certeza. Se ele [Fábio Assunção] vier, a gente vai poder falar também sobre a iniciativa e trabalhar na campanha”, contou.

Só na capital baiana, o grupo La Fúria deve fazer 12 shows durante o carnaval. Parte das apresentações, será em camarotes espalhados no circuito Barra-Ondina, na orla de Salvador. A outra parte será puxando trios elétricos. Este é o segundo ano da banda na festa.

Além de “Fábio Assunção”, o grupo La Fúria é dono de outras duas canções fortes para o carnaval: “Tchau Pra Quem Namora” e “Teile e Zaga”, que surgiu em agosto do ano passado após adaptação de uma brincadeira que viralizou na internet.

Bruno Magnata explica que a interação do público nas redes sociais é muito importante para o surgimento dos hits. O cantor conta que os fãs costumam marcá-lo em memes e pedem músicas inspiradas neles.

“Toda resenha [zueira] a galera já lembra da banda La Fúria. Hoje, graças a Deus, toda a resenha que aparece na internet, a galera me marca e pede para fazer música. Então, a La Fúria sempre vai estar lançando coisas que surgem na internet, memes. Isso é bom, porque a internet sempre tem assunto, né?”, destaca.

A fonte é tão boa que o cantor revelou que já tem uma música nova para depois do carnaval. Segundo Bruno, a canção será lançada após a festa.
“Vai ser um negócio bacana, legal. A música já está pronta. Vamos lançar depois do carnaval”, disse.

“Fábio Assunção”

Lançada em julho de 2018 por Bartz, a música “Fábio Assunção” cita alguns episódios vividos pelo ator Fábio Assunção nos últimos anos:

“Hoje eu vou beber, hoje eu vou ficar loucão / Hoje eu não quero voltar pra minha casa não / Hoje eu vou virar o Fábio Assunção / Hoje eu vou voltar pra casa só se for no camburão”, diz a música.

Bruno Magnata conta que, inicialmente, colocou a canção no repertório como aposta nos memes, e, após a aceitação do público, procurou Gabriel Bartz para gravar uma versão com ele.

“A gente colocou a música no repertório normalmente, junto com nossas músicas, como a gente sempre faz. Mas repercutiu. Estourou. Como teve uma visibilidade muito grande, eu entrei em contato com ele [Bartz] e a gente gravou a música”, lembra Bruno.

O clipe, lançado em dezembro do ano passado, tem quase dois milhões de visualizações no YouTube.

Após o acordo com Fábio Assunção, Bruno Magnata se comprometeu a fazer mudanças na condução da mensagem da música.

O artista conta que irá criar uma versão para impulsionar a campanha de arrecadação de dinheiro para ONGs com Bartz. A ideia ainda não foi parar no papel, mas o artista conta que tem pressa.

“Pelo fato da gente fazer uma doação, a gente vai ter que fazer uma música diferente, que tire mais a parte do álcool. Já estamos conversando e provavelmente vá para o estudo essa semana. É um projeto separado. Uma campanha por fora, para arrecadas dinheiro para doação. A música original continua no repertório”, contou.

https://www.instagram.com/p/Bs8E1Pvl07T/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again

Fonte: G1
Créditos: G1