Terror

VEJA VÍDEO: O impactante comercial antiterrorismo de uma empresa telefônica árabe

A companhia telefônica Zain, do Kuwait, produziu um comercial que rapidamente cruzou fronteiras e viralizou nas redes sociais. A campanha foi levada ao ar por ocasião do Ramadã deste ano, que é o mês sagrado dos muçulmanos, e convida o público islâmico a refletir sobre o quanto o terrorismo é contrário a Deus. O texto, cantado, afirma que Deus é o Deus da vida e não da morte; é o Deus do amor e não do terror; é o Deus da paz e não da guerra.

O roteiro do vídeo mostra um terrorista que se prepara para imolar-se e assassinar inocentes num atentado suicida. No último instante, porém, ele desiste do plano de morte. Quem o faz mudar de ideia são pessoas afetadas, na vida real, por atentados recentes no mundo e no próprio país: aparece no filme, por exemplo, Ibrahim Abdusalam, um dos sobreviventes de um ataque a bomba perpetrado contra uma mesquita da capital do Kuwait.

A tradução dos diálogos do vídeo é a seguinte:

Criança: Vou contar tudo a Deus. Que vocês encheram os cemitérios com as nossas crianças, esvaziando os bancos das nossas escolas. Que você trouxeram inquietação e escuridão às nossas ruas. E que vocês mentiram para nós. Deus conhece plenamente todos os segredos do coração humano.

Terrorista: Eu testemunho que não há ninguém digno de adoração exceto Deus.

Idoso: Você vem em nome da morte. Ele é o criador da vida.

Terrorista: Eu testemunho que Maomé é servo e mensageiro de Deus.

Criança: O perdão é para quem faz o mal, não para quem faz o mal contra Ele.

Terrorista: Deus é maior…

Jovem: …do que aquele que esconde o que não revela.

Terrorista: Deus é maior…

Mulher: …do aquele que obedece sem refletir.

Terrorista: Deus é maior…

Homem: …do que aquele que trama para nos trair.

Homem: Deus é maior… Deus é maior… Deus é maior… Adore o seu Deus com amor. Com amor, não com terror. Seja manso na sua fé e não duro. Relacione-se com o seu adversário em paz e não com guerra. Convença os outros com a misericórdia, não pela força.

Multidão: Adore o seu Deus com amor. Com amor, não com terror. Seja manso na sua fé e não duro. Relacione-se com o seu adversário em paz e não com guerra. Convença os outros com a misericórdia, não pela força.

Homem: Bombardeemos a violência com a paciência. Bombardeemos o engano com a verdade. Bombardeemos o ódio com o amor. Bombardeemos a intolerância para uma vida melhor.

Responderemos aos seus ataques de ódio com canções de amor. Desde agora até a felicidade.

Impossível não perceber nestas respostas uma mensagem de sabor cristão. Basta recordar este MANDAMENTO de Jesus Cristo no Evangelho:

“Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”.

(Mateus 5, 43-48)

Fonte: Terra