COMEÇA HOJE: Um trecho da avenida Epitácio Pessoa vai ter faixas exclusivas para ônibus. Por Laerte Cerqueira

Os usuários do transporte coletivo da capital terão um justo alívio a partir de amanhã. É que um trecho da avenida Epitácio Pessoa, como já registrei aqui, vai ter faixas exclusivas para ônibus.

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Faixa exclusiva – Os usuários do transporte coletivo da capital terão um justo alívio a partir de amanhã. É que um trecho da avenida Epitácio Pessoa, como já registrei aqui, vai ter faixas exclusivas para ônibus. O percurso ainda é modesto, mas já é uma mudança essencial para oferecer um serviço de maior qualidade ao usuário. A capital tem uma frota de ônibus considerada nova e, poucas vezes, ouviu-se em reportagens de TV, por exemplo, críticas à qualidade do veículo. No centro das reclamações, estão a espera pelo serviço e a oferta nos bairros mais periféricos. A aposta da prefeitura é que com a adoção de faixas como essa, os passageiros consigam chegar mais rápido ao destino, esperem menos por ônibus presos nos congestionamentos. Sem dúvida, pode acontecer.

Mas, além da sinalização vertical e horizontal, o que a Semob e as empresas de ônibus não podem esquecer é de fazer um trabalho educativo amplo e permanente. Não podem perder de vista que, sem um longo (longo, mesmo) processo educativo, a faixa não vai cumprir a sua função. Mais do que isso, será um perigo para todos. Faço questão de fazer esse registro porque já vi muitas medidas da gestão pública se perderem porque a população não foi educada, conscientizada e as ações foram empurradas goela abaixo.
Algumas lembranças devem ser feitas. Apesar da maior parte do percurso ser exclusivo para ônibus e bicicletas, há trechos, como nas entradas das ruas laterais, que são compartilhados. Se motoristas de ônibus e veículos de passeio não estiverem conscientes da necessidade de ceder o espaço, sinalizar, compartilhar, teremos um campo minado. É preciso reconhecer que somos altamente mal educados no trânsito. A maioria é autoritária, desatenta e se acha dona do espaço. Então, sem um intenso trabalho de conscientização, a faixa não cumprirá seu papel.
Motoristas de ônibus precisam ser “orientados” que a faixa exclusiva não é pista de corrida. Que não podem tirar o atraso andando feito trem-bala na pista livre. Há vários perigos iminentes se presenciarmos essa atitude, mas, um deles, me preocupa muito. É quando o “objeto” que estiver à frente for um ciclista. Como eles estarão na mesma faixa do ônibus, precisam ser orientados sobre o tamanho do seu espaço. Os motoristas, por sua vez, necessitam respeitar a presença das duas rodas e de sua velocidade. Como ciclista e amigo de alguns, já vi ônibus quase arrastando-os. No meu caso, sempre estive na parte que me cabe no latifúndio. Um cantinho de pouco mais de um metro do lado da pista.
Acho que devemos ficar feliz com a mudança estrutural da cidade. Com mais espaços exclusivos para ônibus. Mais espaços para bicicletas e possibilidades de integração. A cultura do transporte individual não pode imperar sobre a de modos alternativos, menos agressivos e poluentes, mais democráticos. Mas não creio que nada irá funcionar se o dinheiro não for gasto na mudança cultural, na educação. Inclusive de gente que, supostamente, deveria ser “educada”. Na prática, sonhamos com a civilização, mas não nos preocupamos sem ser civilizados, respeitando o espaço do outro. Comecemos!


Especulações

Com a saída de Zennedy Bezerra da chefia de gabinete da prefeitura da capital, para assumir a secretaria de Planejamento, começam as especulações para preenchimento da vaga.

Nomes
Na lista, estão o advogado Sérgio Ricardo, da Controladoria, Rodrigo Farias, da Procuradoria e também Adalberto Fulgêncio, da Articulação Política. O último nome é mais improvável nesse grupo. Mas, por enquanto, são conjecturas de bastidores.
Combinação

O prefeito Luciano Cartaxo precisa fazer uma reforma administrativa com nomes que sejam de confiança, bons técnicos e atendam aos interesses políticos. Uma combinação que não é fácil. Não pode errar. Com mais dois anos de gestão, um escorregão, pode fazer mal.
Fortes

Estão cada vez mais fortes os rumores das mudanças nas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Turismo, comandadas pelos vereadores João Almeida (SDD) e Bruno Farias (PPS), respectivamente.
Regularizando
O Procurador de Geral de Bayeux, o advogado Ricardo Sérvulo, informou que a gestão está regularizando o pagamento do 1/3 de férias, que estavam atrasados desde 2013.
Dificuldade
A demora fez o MP entrar com uma ação contra o prefeito Expedito Pereira. Segundo Sérvulo, vários municípios estão na mesma situação de Bayeux. Com dificuldade de fechar as contas. Mas, de acordo com ele, tudo será pago.
Desconto
Na última sexta-feira, os trabalhadores da Cagepa tiveram uma surpresa desagradável ao receber o contracheque. A direção iniciou o desconto dos dias parados da greve realizada em julho deste ano.

Ilegal
A paralisação de mais de 40 dias foi julgada ilegal e abusiva pelo TRT, o que autorizou a empresa a descontar os dias parados.
Representação
A greve promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da PB, que representa a categoria, não foi nada boa para o bolso. O STIU-PB também representa os trabalhadores de outra companhia, a Energisa.