carnaval

Temer e Trump são transformados em bonecos gigantes no carnaval de PE

Alegorias gigantes foram confeccionadas pelo artista Leandro Castro, da Embaixada de Pernambuco. A estreia será no dia 27 de fevereiro, em Olinda.

temer-trump

O carnaval de Olinda de 2017 terá dois novos personagens gigantes. Vão estrear na passarela da folia da cidade Patrimônio Histórico da Humanidade, no Grande Recife, os bonecos do presidente Michel Temer (PMDB) e o do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Eles fazem parte de um grupo de 26 alegorias inéditas confeccionadas pelo artista Leandro Castro.

Temer e Trump e os outros bonecos vão desfilar pela primeira vez na segunda-Feira de Carnaval, dia 27 de fevereiro. Eles sairão pelas ladeiras de Olinda, acompanhados pelos outros personagens gigantes e orquestras de frevo. No dia seguinte, estarão na passarela do Bairro do Recife, centro dos festejos da capital pernambucana.

Os dois novos ilustres personagens da folia pernambucana já estão em exposição no ateliê da Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda. A sede fica na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife. “Temer teve o cabelo trocado e deve provocar muita polêmica”, explica Castro.

O artista também está produzindo bonecos dos procuradores federais que ficaram famosos pelas ações da ‘Operação Lava-Jato’. São eles: Deltan Dallganol e Carlos dos Santos Lima. Estamos pedindo autorização para fazer a alegoria gigante da ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou Leandro Castro.

Nos últimos anos, os bonecos da ex-presidente Dilma Rousseff e do juiz Sérgio Morto, da Operação Lava Jato, também foram para as ruas de Olinda. Outra alegoria de sucesso na folia foi o ‘Japonês da Federal’, criado para homenagear o agente Newton Ishii, que aparecia ao lado de presos pela Força-Tarefa e ganhou notoriedade no país.

Além dos políticos e líderes do Judiciário, os bonequeiros de Olinda vão levar às ladeiras em 2017 homenagens feitas a personalidades da música e do jornalismo. Estão sendo confeccionadas alegorias do artista Wesley Safadão, do técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Tite, além dos jornalistas da GloboNews Sérgio Aguiar e Gerson Camarotti.

O personagem Professor Raimundo, criado por Chico Anysio, e o artista plástico Francisco Brennand também estão entre os novos homenageados. Os bonequeiros também produziram uma Estátua da Liberdade com uma sombrinha de frevo na mão.

Histórico

Leandro Castro começou o projeto de criação de uma nova geração de bonecos gigantes, em 2008. Com a mulher, Sineide Castro, pretendia era montar um museu para permitir a contemplação das obras durante todo o ano. Em julho de 2009, o casal criou a Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda no Recife Antigo com uma exposição de 63 bonecos exemplares.

Os bonecos são modelados em argila. Isso permite maior expressão facial. Para finalização da obra, os artistas usam fibra de vidro. o que torna a alegoria mais leve. Atualmente, a Embaixada recebe, em média, 300 turistas todos os dias. No acervo estão Neymar, Pelé, Messi, Socrates, Lampião, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Chico Science, Ariano Suassuna, Alceu Valença, Sergio Malandro, Roberto Carlos, Tim Maia, Rita Lee, The Beatles, Elvis, Michael Jackson e Bob Marley.

Fonte: Globo.com