SAÚDE

SEM FÓRMULAS MILAGROSAS: Dia Nacional da Nutrição é comemorado na Paraíba e alerta para cuidados com a saúde

O excesso de peso é uma realidade da geração acelerada de hoje

O Dia Nacional da Saúde e Nutrição é comemorado hoje, dia 31 de março. A data é importante para refletirmos sobre a alimentação do brasileiro e como uma dieta equilibrada pode ajudar as pessoas a terem mais qualidade de vida, principalmente quem tem uma doença crônica.

Uma pesquisa realizada pela Vigitel Brasil  no período de 2006 a 2016, revelou que mais da metade da população está acima do peso recomendado e 18,9% estão obesos. Em contrapartida, as pessoas tem buscados hábitos mais saudáveis com o intuito de chegar ao corpo ideal. Na mesma pesquisa foi visto o aumento do consumo regular de frutas e hortaliças, redução do consumo de refrigerantes e sucos artificais e o aumento da prática de atividades físicas.

Mesmo com estes resultados positivos, não se pode descuidar da saúde. O excesso de peso é uma realidade da geração acelerada de hoje. Vivemos numa constante luta contra o relógio, e isso faz com a alimentação e a prática de exercícios físicos sejam prejudicadas.

Dados do Vigitel 2016 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) divulgado pelo Ministério da Saúde também reforçam a necessidade de mudar os hábitos alimentares. De acordo com a pesquisa, a parcela de brasileiros obesos cresceu 60% em dez anos. Neste mesmo período, o percentual de pessoas com diabetes aumentou 61,8%, passando de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016.

Confira a pesquisa completa da Vigitel Brasil aqui.

DICAS

Pensando em um estilo de vida saudável, o nutricionista Gilvandro Nascimento nos trouxe algumas dicas de como evitar fatores que contribuem o desenvolvimento de doenças como a hipertensão e diabetes.

Confira também algumas dicas para ter uma vida saudável a partir de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

CORREÇÃO:  Aos 2 minutos e 55 segundos do vídeo, o nutricionista fala “diabetes”, no entanto, neste trecho ele está se referindo a “hipertensão”.

Vale ressaltar que uma vida saudável não significa fazer dietas mirabolantes e super restritivas, mas sim, ter uma alimentação equilibrada,  rica em frutas, verduras, legumes e evitando a ingestão excessiva de gorduras, açúcares e sal. É importante ter em mente que a regra pode ter exceções: se permita em alguns momentos fugir um pouco da alimentação saudável. Deixando claro que a alimentação equilibrada é a regra e o “dia do lixo” é exceção.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Érika Soares