abrigo

Recém-nascida abandonada em saco de lixo vai para abrigo, diz conselheira

Mulher encontrou a criança ainda com cordão umbilical em Indaiatuba. De acordo com conselheira, ela já recebeu alta e decisão deve levar 2 dias.

bebe-indaiatuba

De acordo com Juliana, a criança já recebeu alta e está com estado de saúde estável, mas continua no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) para observação até a liberação da Justiça.

“Ela já está de alta, só está aguardando a liberação do juiz. Isso não deve passar de dois dias para acontecer”, explica a conselheira.

De acordo com Juliana, após a recém-nascida ser encaminhada ao abrigo, uma equipe do local tentará o retorno da criança à família de origem.

“A equipe técnica do abrigo faz o acolhimento. Eles tentam localizar a família, tentam localizar a mãe ou algum familiar. Para ir para a adoção, é um processo demorado”, diz.

Até a manhã desta segunda-feira (12), ninguém havia procurado pela criança, que ainda não recebeu um nome. Segundo Juliana, este é o primeiro caso de abandono de incapaz em Indaiatuba neste ano.

Abandono

A recém-nascida foi encontrada dentro de um saco de lixo ainda com o cordão umbilical na noite de sexta-feira por uma mulher que descia de um coletivo no Jardim Morada do Sol. Ela acionou a Guarda Municipal, e uma ambulância levou a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.

De acordo com a enfermeira Fátima Raimundo, que trabalha na UPA e estava no local no momento, a criança chegou estável à unidade. “Ela estava bem quando chegou. Estava chorando, corada. Chegou pesando mais de 3,4kg. É uma criança bonita, grande”, explicou a enfermeira

No local, uma pediatra realizou os primeiros socorros da bebê, que em seguida foi encaminhada ao Haoc, onde segue até esta segunda.

O caso foi registrado como abandono de incapaz na Delegacia Central de Indaiatuba, e nenhum responsável foi detido até o momento.

Fonte: G1