PRF inicia 'Operação Finados' nesta sexta-feira em todo o Brasil

Tráfego de caminhões bitrem, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonha será restrito

PRFA Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início a mais uma operação de feriado. A Operação Finados 2015, que começará à zero-hora desta sexta-feira (30) e seguirá até a meia-noite da segunda (02) abrangerá todas as BRs que cortam o estado e tem por objetivo coibir condutas de risco que contribuem para os acidentes mais graves.

Comportamentos como o não uso do capacete, ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e embriaguez ao volante serão alvo das fiscalizações dos agentes da PRF.

Além do patrulhamento ostensivo, que será reforçado na região metropolitana com a utilização de policiais vindos do sertão e do agreste paraibano, a PRF também promoverá ações educativas, de sexta a domingo, buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro.

Ações de educação para o trânsito também serão realizadas para os participantes de um tradicional encontro de motociclismos que acontecerá em João Pessoa durante o fim de semana do feriadão.

Nos últimos dois anos, 2013 e 2014, o feriado de Finados caiu em finais de semana, razão pela qual não há comparação de dados estatísticos pela PRF pois não foram realizadas operações específicas.

Restrição para circulação de alguns veículos:
Como é comum nos feriados prolongados, para aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, maior parte da malha viária sob responsabilidade da PRF na Paraíba, o tráfego de caminhões bitrem, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonha será restrito durante alguns períodos.

Nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar, independentemente de estarem carregados e possuírem Autorização Especial de Trânsito (AET).

O motorista que descumprir a determinação será multado. A infração é média, gera multa de R$ 85,13, quatro pontos na CNH e o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final do horário de restrição.

Atenção redobrada:
Durante as viagens, o motorista deve observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local. Acidentes envolvendo veículos com velocidade excessiva são, na maioria das vezes, os mais graves.

Com Ascom – PRF