Prefeitura de Alhandra define atrações de Festa de São Sebastião, padroeiro do bairro do Oiteiro

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Cultura, está nos últimos preparativos para a realização dos festejos alusivos às comemorações do padroeiro do bairro do Oiteiro. Comemorado no dia 20 de janeiro, a tradicional festa de São Sebastião acontecerá nos próximos dias 17 e 18 deste mês, e contará com a participação de artistas de renome nacional e regional.

10922975_1034650426562051_711271502_o

A estrutura, que ficará montada na Praça de São Sebastião, localizada na entrada do bairro, conta com barracas de comidas típicas, banheiros químicos e segurança

A Prefeitura de Alhandra, através da Secretaria de Cultura, está nos últimos preparativos para a realização dos festejos alusivos às comemorações do padroeiro do bairro do Oiteiro. Comemorado no dia 20 de janeiro, a tradicional festa de São Sebastião acontecerá nos próximos dias 17 e 18 deste mês, e contará com a participação de artistas de renome nacional e regional. A estrutura, que ficará montada na Praça de São Sebastião, localizada na entrada do bairro, conta com barracas de comidas típicas, banheiros químicos e segurança.

No sábado (17), a programação terá início a partir das 22h com o show da banda “Forró Pega e não se apega”, formada por artista da cidade. Em seguida, a animação fica por contas das bandas “Forró dos Balas”, a principal atração da noite, e a banda “Farra de Patrão”.

No domingo (18), a festa começa a partir das 13h, com diversas brincadeiras populares como, pau de sebo, corrida de saco e teatro de bonecos. A coordenação ainda irá distribuir pipoca e algodão doce para toda a criançada.  Já à noite, a partir das 22h, os forrozeiros irão dançar ao som das bandas “Forró da Massa” e “Três desejos”.

Segundo o secretário de Cultura de Alhandra, Mizael José da Silva, a coordenação está empenhada em oferecer uma festa com toda a estrutura que a comunidade merece. “É uma festa especial, que comemora o dia do guardião do bairro do Oiteiro e espero que a comunidade prestigie o momento e festeje uma data tão importante para a comunidade”, disse.

 

Origem da Festa

A Festa de São Sebastião – padroeiro dos militares, agropecuária, pestes e epidemias – teve origem no município de Alhandra há mais de 40 anos com a família do policial e pescador Gilberto Pereira do Nascimento, a partir da recuperação milagrosa da saúde de um de seus filhos com Dona Inácia. O casal teve um filho – Jurandir – que nasceu com sérios problemas de visão. Na época, os médicos não conseguiram diagnosticar a doença da criança nem tão pouco resolver o problema que trazia muito sofrimento a toda família. Diante da situação do filho, que chorava sangue, o Sr. Gilberto decidiu fazer, em segredo, uma promessa para São Sebastião: caso seu filho fosse curado, o pai faria uma festa para o santo todos os anos.

No outro dia, logo pela manhã, Dona Inácia chamou o marido cheia de felicidade para contar que o filho estava completamente curado. Com isso, Sr. Gilberto passou a cumprir sua promessa e festejar o Dia de São Sebastião, que logo ganhou adesão da família, vizinhos e amigos. Em 1989, Sr. Gilberto faleceu, mas seus descendentes não deixaram a festa acabar, inclusive o filho Jurandir também já falecido. O sucesso do evento foi tão grande que a Festa de São Sebastião passou a fazer parte do calendário de festividades da cidade de Alhandra.