"O Dom fotográfico"

Pessoas com Síndrome de Down expõem fotografias tiradas com as mães

Os jovens que retrataram suas mães fazem parte da instituição não governamental (ONG), Ame Down, com sede em João Pessoa.

Para encerrar com chave de ouro a programação do Mês das Mães será aberta nesta terça-feira (30), 16h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a exposição “O Dom Fotográfico”. A entrada é aberta para público de todas as idades até o dia 20 de junho. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, de 9h às 18h, sábados, domingos e feriado das 10h às 19h.

“O Dom fotográfico” reflete o olhar das pessoas com Síndrome de Down por meio da fotografia. “A exposição apresenta um conjunto de imagens de mães e pais de pessoas com Síndrome de Down. Contudo, um destaque é importante: as fotografias correspondem ao olhar dos seus próprios filhos”, comentou o professor e idealizador da exposição, João Pedrosa.

No espaço expositivo da Estação Cabo Branco o visitante vai encontrar 36 imagens e uma ilustração. São 14 fotografias dos pais dos jovens e 14 fotografias dos pais com os jovens fotografados pelo professor. Outras sete imagens são dos bastidores, tiradas pela publicitária Vanessa Firmino e uma ilustração de Dinho Sousa.

Os jovens que retrataram suas mães fazem parte da instituição não governamental (ONG), Ame Down, com sede em João Pessoa. O professor, João Pedrosa, disse que as imagens são fruto de uma oficina realizada na Faculdade Maurício de Nassau (FMN), unidade Epitácio Pessoa, em parceria com o setor de responsabilidade social da faculdade e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Estação Cabo Branco.

A oficina aconteceu no dia 25 de abril e envolveu 14 jovens com Síndrome de Down, sendo ministrada pelo professor João Pedrosa, no laboratório de fotografia do curso de Jornalismo da FMN.

Estiveram envolvidos nesta ação: Aaron Sales, Arthur Sepryano, Caroline Fernandes, Eduardo Targino, Henrique Neiva, Ingrid Souza, Joseilson Messias, Juliana Panjota, Marcelo Fábio, Matheus Lira, Mylena Mendonça, Vanessa Oliveira, Yasmin Araujo e Olavo Borges.

Fonte: Secom-JP
Créditos: Adriana Crisanto