Nesta segunda Prefeitura inaugura primeira Academia da Saúde no Bairro do Geisel

A prevenção de doenças e a promoção de saúde são os objetivos de um projeto pioneiro na cidade, que será inaugurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nesta segunda-feira (16), às 8h. O primeiro polo da Academia da Saúde funcionará na Rua Miguel da Rocha Luna, s/n, no bairro do Geisel. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e está inserido na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

D R T ; R J ; 15855.
A prevenção de doenças e a promoção de saúde são os objetivos de um projeto pioneiro na cidade, que será inaugurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nesta segunda-feira (16), às 8h. O primeiro polo da Academia da Saúde funcionará na Rua Miguel da Rocha Luna, s/n, no bairro do Geisel. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e está inserido na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a Secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, diversas atividades serão oferecidas à população na estrutura da academia, todas acompanhadas por profissionais qualificados. “Trabalharemos de forma articulada com o projeto João Pessoa Vida Saudável e em parceria com a Secretaria da Juventude Esporte e Recreação, incentivando a prática de atividade física, envolvendo a participação de uma equipe multiprofissional”, afirmou.

O estudante Vinicius Honorato, de 20 anos, mora ao lado da nova academia e já fala dos benefícios que a obra trouxe para o bairro, mesmo antes da inauguração. “Já vemos famílias caminhando e se exercitando por aqui e a Academia vai ajudar muito a vizinhança. O lugar ficou muito bem iluminado e estruturado. Confesso que não sou muito de fazer exercícios, mas com uma Academia da Saúde na porta de casa vou tentar mudar isso”, concluiu.

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Academia da Saúde potencializa a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais, atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras preconizadas pelo Programa.

“Essa é uma das melhores iniciativas da Prefeitura, já que vai beneficiar a saúde de todos por aqui. Acompanhei toda a obra e fiquei feliz em ver a Academia pronta e saber que isso é pra gente”, destaca a cuidadora de idosos, Cleoni Melo, de 48 anos, que também mora próximo a Academia da Saúde, no bairro do Geisel.

Foram investidos R$ 220 mil na construção desta obra, sendo R$ 180 mil repassados pelo MS e o restante são recursos próprios da PMJP. Inicialmente, há projeto para construção de outras cinco academias da saúde em João Pessoa, sendo que duas delas terão repasses do MS e as outras três, serão construídas com investimento 100% municipal.

“A promoção de uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico são a receita para que a população tenha uma melhor qualidade de vida”, enfatizou a gerente da Atenção Básica, Manuella Ribeiro.

O equipamento irá funcionar das 5h30 às 10h00 e das 15h00 às 17h30. O espaço é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as idades. Para ter acesso, basta o usuário procurar a academia neste horário.

Proposta – Segundo Daniel de Araújo Batista, gerente da Vigilância em Saúde de João Pessoa, a academia da saúde vai ampliar a proposta do projeto João Pessoa Vida Saudável, de forma articulada com as Unidades de Saúde da Família (USFs) e com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

“Será um polo ampliado, maior inclusive que o padrão do Ministério da Saúde, que irá contar com espaços de vivência, multiuso e de equipamentos fixos, de alvenaria, como barra horizontal, barra paralela, bancos, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio, além de quadra de areia e gramado para realização de atividades externas”, explicou Daniel Araújo.

Ainda de acordo com o gerente, um educador físico irá coordenar o espaço e realizará a articulação entre os equipamentos sociais, unidades de saúde e outros grupos de trabalho existentes no território.

“Tudo será realizado de acordo com a necessidade dos usuários. A lógica do processo de trabalho é coletiva, todas as atividades serão realizadas em grupo, sejam elas realizadas ao ar livre ou no espaço de convivência. A proposta é realizar atividade física para ter uma melhor condição de saúde e qualidade de vida e não apenas para emagrecer ou ganhar massa muscular”, destacou.

João Pessoa Vida Saudável – O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). As atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, em 21 espaços, nas principais praças e avenidas de João Pessoa.

A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 42 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo. Desenvolvido desde 2007, o projeto beneficia mais 4,6 mil pessoas.